Avançar para o conteúdo principal

Sobre Nós

 Esta biografia, como todas as publicações da Crónica Futebolística, refletem as opiniões pessoais do seu autor, escritas na primeira pessoa.

Em 2011 fundei o que considero o projeto de uma vida, focado na ideia de conciliar duas tremendas paixões: a escrita e a vertente estética e/ou gráfica.

Nasceu a Crónica Futebolística, pioneira em Portugal na forma como não só se observa e escreve sobre o futebol, mas, de igual modo, aliando as duas vertentes acima escritas. Acredito, 12 anos depois, que a influência do que comecei como adolescente se vê num mundo cada vez mais digital, estando ligeiramente à frente do seu tempo por um lado e, por outro, inspirando outros projetos que têm por cariz a mesma ideia base.

Quem conhece o meu trajeto profissional, a minha formação e maiores aspirações não me irá dissociar da Crónica Futebolística e daquilo que comecei em 2011, e começo de novo em 2023.

Com vários solavancos e hiatos, alguns deles forçados, a Crónica Futebolística reúne mais de 40 mil seguidores no Facebook, já alcançou a centena de milhar de visitas no seu blog/website e começa do zero no Instagram com uma abordagem gráfica novamente distinta. Desta feita, por sua vez, inspirada em projetos internacionais de renome que, não em pequena medida, me despertaram a vontade de interromper aquele que, esperançosamente, será o último interregno da Crónica Futebolística.

Pode-se fazer diferente no futebol e em português.

Luís Barreira,
Fundador da Crónica Futebolística



Popular Posts

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey ...

20 potenciais revelações da Liga NOS

  Com mais uma temporada futebolística a aproximar-se mais e mais, é perfeitamente normal e compreensível que o nível de expectativa e euforia para ver os novos reforços em duelos oficiais - em especial os mais sonantes ou cuja 'novela' teve mais tempo de antena durante a pré-temporada - seja proporcional à posterior vontade de tirar ilações dos mesmos. Acontece que, por vezes, são os mais subtis a dar nas vistas. Não vivendo o mesmo clima de pressão, não é incomum ter um jogador quase incógnito a dar nas vistas e a brilhar. Ainda noutro cenário, a prata da casa pode explodir. Seja ou não reforço, hoje a Crónica Futebolística fala-lhe de 20 potenciais revelações da Liga NOS .   Para a lista abaixo há, claro, alguns requisitos. Jogadores com o valor e estatuto primeiramente reconhecido no futebol nacional e posteriormente internacional estão obviamente excluídos. Futebolistas cujo reconhecimento no futebol mundial é assinalável e relativamente consensual - casos de, por ...

A vida irónica dum guarda-redes

  No dia de ontem meti-me no fundo do baú a observar os meus escritos de há quase 2 anos. Deparei-me com uma pequena crónica que não tinha mais de 20 linhas. Era clara e objetiva, mas faltava iniciativa nas palavras, imaginação e paciência para desenvolver mais o tema abordado. Foi escrita a propósito do Barcelona x Arsenal que decorreu no dia 8 de março de 2011, onde a equipa catalã venceu por 3-1, num jogo polémico que consumou a eliminação dos ingleses da competição, assim como caminho aberto para a conquista do troféu por parte dos espanhóis.   Nesse pequeno texto abordei essencialmente a frustração da vida de um guarda-redes e a certa ironia que nela está presente. Como exemplo prático falo de Almunia, já que o jogo em questão tinha sido 10 dias atrás (e a ideia de escrever esse texto referido já tinha vindo desde essa dezena de dias atrás) e a memória ainda estava razoavelmente fresca. Apesar das 7 defesas, sendo que algumas de teor praticamente impossível para...