Avançar para o conteúdo principal

Sobre Nós

 Esta biografia, como todas as publicações da Crónica Futebolística, refletem as opiniões pessoais do seu autor, escritas na primeira pessoa.

Em 2011 fundei o que considero o projeto de uma vida, focado na ideia de conciliar duas tremendas paixões: a escrita e a vertente estética e/ou gráfica.

Nasceu a Crónica Futebolística, pioneira em Portugal na forma como não só se observa e escreve sobre o futebol, mas, de igual modo, aliando as duas vertentes acima escritas. Acredito, 12 anos depois, que a influência do que comecei como adolescente se vê num mundo cada vez mais digital, estando ligeiramente à frente do seu tempo por um lado e, por outro, inspirando outros projetos que têm por cariz a mesma ideia base.

Quem conhece o meu trajeto profissional, a minha formação e maiores aspirações não me irá dissociar da Crónica Futebolística e daquilo que comecei em 2011, e começo de novo em 2023.

Com vários solavancos e hiatos, alguns deles forçados, a Crónica Futebolística reúne mais de 40 mil seguidores no Facebook, já alcançou a centena de milhar de visitas no seu blog/website e começa do zero no Instagram com uma abordagem gráfica novamente distinta. Desta feita, por sua vez, inspirada em projetos internacionais de renome que, não em pequena medida, me despertaram a vontade de interromper aquele que, esperançosamente, será o último interregno da Crónica Futebolística.

Pode-se fazer diferente no futebol e em português.

Luís Barreira,
Fundador da Crónica Futebolística



Popular Posts

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey ...

20 potenciais revelações da Liga NOS

  Com mais uma temporada futebolística a aproximar-se mais e mais, é perfeitamente normal e compreensível que o nível de expectativa e euforia para ver os novos reforços em duelos oficiais - em especial os mais sonantes ou cuja 'novela' teve mais tempo de antena durante a pré-temporada - seja proporcional à posterior vontade de tirar ilações dos mesmos. Acontece que, por vezes, são os mais subtis a dar nas vistas. Não vivendo o mesmo clima de pressão, não é incomum ter um jogador quase incógnito a dar nas vistas e a brilhar. Ainda noutro cenário, a prata da casa pode explodir. Seja ou não reforço, hoje a Crónica Futebolística fala-lhe de 20 potenciais revelações da Liga NOS .   Para a lista abaixo há, claro, alguns requisitos. Jogadores com o valor e estatuto primeiramente reconhecido no futebol nacional e posteriormente internacional estão obviamente excluídos. Futebolistas cujo reconhecimento no futebol mundial é assinalável e relativamente consensual - casos de, por ...

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (p...