Avançar para o conteúdo principal

Golos madrugadores e suas implicações


  Coisas que põem toda a gente a pensar. Treinadores, jogadores e adeptos de bancada e sofá. Quantas vezes já não se disse que um golo num período inicial e precoce do jogo decidiu o mesmo? Seja por incompatibilidade (e, consequentemente, incapacidade) do sistema tático ou por uma simples desconcentração em qualquer setor (já que em eventuais perdas de bola numa zona avançada do terreno também geram fulminantes conduções para a baliza adversário, os tradicionais contra-ataques) uma coisa é certa: um golo madrugador é, na sequência dos 90 minutos, uma das formas mais eficazes de despedaçar o oponente. E não de uma forma só. E isso gera mudança. Mudanças que se notam, sobretudo, naquela formação que sofreu um duro golpe. Mas, pensando bem, a mudança pode e deverá ser mútua. Imaginemos um cenário de David versus Golias, que se irá encaixar naquilo que estou a tentar explicitar, enquadrando-me sempre na mesma temática.

  Continuamos então com esse cenário. Imaginem. Existe, na teoria, uma equipa bastante superior à outra. Mas, então, temos que adornar ainda mais esse mesmo conto: é uma final para a equipa teoricamente desfavorecida. Tem que ganhar a todos os custos. Trata-se de uma final: uma eliminatória numa taça ou o possível alcance de uma meta no campeonato nacional. Podemos ter em conta aquele que é o mais provável: a permanência no seu escalão. 

  A equipa entra em campo com uma ideia defensiva, uma constituição cautelosa. Mas não exagerando, ainda assim. Tal como acontece no campeonato português, dando um exemplo prático, as equipas desfavorecidas, ou com menos probabilidade de vencer, têm que apostar na velocidade e nas transições rápidas a roçar a perfeição. Excluindo as sempre perigosas bolas paradas seria uma das hipóteses mais válidas e objetivas para o underdog neste jogo; a equipa mais fraca em todos os aspetos. Aquando do início do encontro verifica-se uma pressão alta do colosso, comparando com a inferior qualidade adversário. Falamos aqui de uma equipa com ilustre história e títulos. Apenas para terem uma melhor noção a onde quero chegar. Ainda para mais a jogar em casa (para dramatizar a coisa). Numa jogada de insistência acabam por perder a bola, fruto da pressão (no meio-campo) do homem mais rápido (ora aí está, velocidade e faro de bola dos sprinters dos forasteiros) em campo, arrisco dizer. Na conclusão da sua extremamente rápida condução de bola o jogador oferece a redondinha ao avançado que, tendo também perfil de velocista, ultrapassou o último homem da linha defensiva. Golo madrugador consumado. Clima de preocupação na equipa mais forte. Tratou-se de uma condução rápida, concluído por um remate perfeito. Não pela execução técnica, mas sim pela sua instintiva construção e, também, pelo seu significado moral. Moral essa que, neste tipo de jogos, pode ser um fator quase decisivo. E 'quase' porque muitas vezes isso não chega. A qualidade alheia pode prevalecer e decidir.

  Diante do silêncio do estádio é tempo de ambos os treinadores conferenciarem com os seus adjuntos ou elementos de confiança na equipa técnica de imediato e no seu abrigo, o banco de suplentes. Sacam os quadros táticos e um bloco de notas. São dos minutos mais fundamentais na partida e, no entanto, ainda se ia na primeira dezena de minutos. As mudanças e decisões que ainda estavam em stand-by iriam, teoricamente, guiar as equipas perante o cenário inesperado (esta deverá ser a única analogia entre os pensamentos dos treinadores, dado o golo e o resultado).

  Até que surgem as mudanças táticas. Isso nota-se pela organização das equipas em campo. A equipa da casa recua a linha defensiva. Não se pode arriscar a ceder a passadeira vermelha, mais uma vez, ao adversário. De resto mantém a sua postura equilibrada que ambicionara vencer a partida, com um meio-campo criativo e homens na frente, acima de tudo, objetivos naquilo que lhes é atribuído. Os inesperados líderes no score mantiveram a sua estratégia inicial e sistema tático: cinco defesas (autocarro), três médios e dois vagabundos a tentar encontrar a bola e imprimir velocidade com ela no processo ofensivo. Mas o invés de dois deixa apenas um homem adiantado em relação à linha da bola. E a estratégia acaba por dar resultados. Uma boa coesão defensiva dá-lhes a vitória. Impressionante, não?

  Isto tudo para dizer que uma boa capacidade de explosão num momento decisivo e um trabalho quase exclusivamente defensivo no resto da partida pode decidir tudo. 'Começar o jogo com um golo de avanço' pode ser altamente benéfico para a equipa que luta para, normalmente, pontuar. É daqueles jogos em que, na equipa da casa, a bola também teima em não entrar. Um imprevisto num momento em que os jogadores nem se cansaram pode ser letal. 

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: