Avançar para o conteúdo principal

20 potenciais revelações da Liga NOS

  Com mais uma temporada futebolística a aproximar-se mais e mais, é perfeitamente normal e compreensível que o nível de expectativa e euforia para ver os novos reforços em duelos oficiais - em especial os mais sonantes ou cuja 'novela' teve mais tempo de antena durante a pré-temporada - seja proporcional à posterior vontade de tirar ilações dos mesmos. Acontece que, por vezes, são os mais subtis a dar nas vistas. Não vivendo o mesmo clima de pressão, não é incomum ter um jogador quase incógnito a dar nas vistas e a brilhar. Ainda noutro cenário, a prata da casa pode explodir. Seja ou não reforço, hoje a Crónica Futebolística fala-lhe de 20 potenciais revelações da Liga NOS.

  Para a lista abaixo há, claro, alguns requisitos. Jogadores com o valor e estatuto primeiramente reconhecido no futebol nacional e posteriormente internacional estão obviamente excluídos. Futebolistas cujo reconhecimento no futebol mundial é assinalável e relativamente consensual - casos de, por exemplo, Júlio César, Bryan Ruíz ou Iker Casillas - também estão fora das escolhas da Crónica Futebolística. Para este lote foram escolhidos jogadores cujo valor não seja totalmente reconhecido no futebol português (embora possam ter uma posição respeitável no seu país de origem) ora por ter atuado no estrangeiro, ora por não ter tido as oportunidades devidas no principal escalão do nosso futebol. Com mais de metade das entradas, o futebolista português é o mais representado na lista abaixo. Relembro que existem dezenas de jogadores com qualidade para estar na lista, mas, nesta publicação, só estarão 20. A difícil escolha final só mostra um positivo aumento da competitividade e qualidade do nosso futebol. Referir também, e numa nota importante, que os jogadores não estão listados por qualquer tipo de classificação. A ordem é completamente aleatória.

1. JOÃO PEDRO Médio, Vitória SC, 22 anos.

  É um dos poucos jogadores da lista que já tive o prazer de ver ao vivo e a cores. Apelidado de 'Witsel' (não é difícil perceber porquê) em praticamente todos os estádios em que atua, João Pedro tem nesta altura todas as condições para desabrochar na equipa principal do Vitória Sport Clube. Com uns impressionantes 46 jogos disputados na passada temporada - o que mostra, desde já, uma condição física invejável -, o médio de 22 anos foi alternativa para a equipa A em 3 ocasiões. Ganhou as suas primeiras titularidades sobre o comando de Rui Vitória na passada edição da Taça da Liga. Com uma excelente qualidade técnica, onde se destaca a facilidade e à vontade com que passa a bola e constrói em qualquer zona do meio-campo, esta é a altura ideal para o jovem aparecer na ribalta. Mostrou um temível pontapé de média distância frente ao Fenerbahçe. Mais fácil fica a tarefa quando tem no banco de suplentes Armando Evangelista, o técnico que fez dele uma das caras mais importantes do Vitória B na passada temporada.

 2. PEDRINHO. Defesa, Rio Ave FC, 30 anos.

 Regressa a sorrir. Pedro Rocha é um lateral direito que passou pela Académica entre 2008 e 2011. Apesar da regularidade que lhe valeu o passaporte para o Lorient, onde foi colega de Raphael Guerreiro até este defeso, o jogador natural de Vila do Conde nunca teve o tão merecido destaque no futebol português. Mais um na longa lista de futebolistas portugueses que são quase obrigados a emigrar para melhorar e dar um passo em frente na sua carreira profissional, o lateral de 30 anos voltou a Vila do Conde (de onde é natural) para apontar à titularidade. E como mostra Pedro Rocha, não há limite de idade para poder fazer impacto. Com uma considerável experiência adquirido na Ligue 1, um dos campeonatos mais competitivos do futebol europeu, esta será uma mais valia para uma formação que procura regressar à forma que lhe deu o acesso à Liga Europa na passada temporada de 2014/2015, onde fez história.
  
 3. ALBERTO BUENO. Avançado, FC Porto, 27 anos.

  Talvez uma das escolhas mais surpreendentes da lista, Alberto Bueno ainda deixa muitos pontos de interrogação devido à sua falta de mediatismo no Rayo Vallecano. Reconhecido no futebol europeu por um poker em 15 minutos na temporada passada e pouco mais, o dianteiro que trabalha às ordens de Julen Lopetegui foi o segundo melhor marcador espanhol da Liga BBVA na temporada com 17 golos. Apesar de ser um registo impressionante, especialmente tendo em conta o facto de não jogar numa equipa com aspirações europeias, a falta de destaque a que foi alvo no futebol espanhol dificultou a percepção do adepto português em relação às suas qualidades. E é por essa mesma razão que pode surpreender tornando-se, de forma pouco ortodoxa, numa das surpresas do futebol português na temporada que aí se avizinha.

4. FÁBIO STURGEON. Extremo ou SA, Os Belenenses, 21 anos.

  Só lhe faltam mesmo os golos para se afirmar como um dos jogadores a temer, quando falamos nas defesas adversárias. Um dos jogadores com maior liberdade na sua faixa de terreno - o último terço, claro está - acabou a temporada passada com 2 golos e 4 assistências, um registo que não faz jus à época que fez. A verdade é que hoje, mais do que nunca, a magia não vale tanto sem os números atrás a justificar. É um facto pouco feliz, é certo, mas isso não deixa de tirar o mérito pelas suas boas prestações. Porém, e para atingir um maior interesse e círculo mediático à sua volta, os números precisam de aparecer rapidamente. Só assim é que Fábio poderá ter a época de explosão que tanto merece e, certamente, tanto deseja. Veloz, astuto e brilhante na condução de bola em transição rápida, uma das prioridades de Ricardo Sá Pinto será certamente conciliar tudo isso com golos para este jovem de 21 anos.

5. TYLER BOYD. Extremo ou PL, Vitória SC, 20 anos.

  Porque não? Aos 20 anos, o neo-zelandês é dos prospetos mais brilhantes do seu país e ruma ao futebol português para experiência uma cultura futebolística completamente diferente daquela que via na Austrália, no outro lado do globo. Mesmo com o final do empréstimo de Jonatan Álvez, é verdade que o jogador com raízes norte-americanas terá dura concorrência na frente de ataque vimaranense, podendo antes afirmar-se num dos flancos: Henrique Dourado, Tomané e Ricardo Valente serão os donos da posição de ponta... ou talvez nem tanto. Embora tenha de atravessar um período de adaptação a uma realidade futebolística e social completamente diferente (só a diferença no fuso horário é infernal de ultrapassar), Boyd pode ser uma mais valia numa altura em que estiver completamente estabelecido no futebol português. Mas para isso deverá, antes, passar pela equipa B do clube. Os 18 golos e 11 assistências em 67 jogos como profissional deixam água na boca.

 6. CAS PETERS. Extremo, CD Nacional, 22 anos.

  Chega para substituir Marco Matias que rumou ao Sheffield Wednesday para se juntar a Carlos Carvalhal, mas este holandês de 22 anos pode até ter mais características favoráveis para acrescentar ao jogo do que o seu antecessor. Com escola de futebol holandês, favorecendo a verticalidade e o 1vs1 até à exaustão, Peters ruma à ilha da Madeira após uma época absolutamente incrível do Emmen onde não ficou longe de subir à Eredivisie. Com uma incrível margem de progressão, esta acaba por ser uma das transferências mais interessantes do futebol português na presente temporada e os números explicam porquê. Jogando preferencialmente a extremo esquerdo, o destro frequentemente flete para o centro e os seus registos brilhantes na temporada passada ilustram mesmo isso: 40 jogos, 24 golos e 5 assistências. A sua fase mais brilhante da temporada surgiu quando, numa sequência de 4 jogos, marcou 6 golos. E no futebol português, de quando em vez descrito como pouco interessante e intenso por alguns jogos menos brilhantes, este tipo de jogadores faz falta. Se corresponder às expectativas e cimentar a sua posição goleadora, a Liga NOS terá um sério candidato a revelação da prova.

 7. JOSÉ SÁ. Guarda-redes, CS Marítimo, 22 anos.

  Se lhe dissesse, acreditaria que José Sá só tem 11 jogos disputados no principal escalão do futebol português? Até parece mentira, mas a verdade é que o guardião que se mostrou em grande plano no EURO sub-21 nunca foi o número 1 dos insulares na Liga. Tendo atuado pela equipa principal do Marítimo apenas por 4 ocasiões na temporada passada, 3 no campeonato, Sá fez a maior parte da temporada na equipa B que desceu de divisão. Tendo Salin como opção principal, Ivo Vieira terá muitas dores de cabeça. Sofrendo apenas 1 golos em 5 partidas no europeu de sub-21 - e tendo enfrentado equipas como a Inglaterra, Alemanha e Itália -, a competição foi a porta que abriu a titularidade para o guardião que fez formação no SL Benfica. 29 balizas virgens em 83 jogos profissionais pelo seu clube são um registo impressionante, ainda mais tendo em conta o que fez com a seleção no passado mês de junho. Escusado dizer que, por estas e outras tantas razões, esta é a época perfeita para brilhar.

 8. PAULO HENRIQUE. Defesa, FC Paços de Ferreira, 18 anos.

  O primeiro central da lista é, também, o mais novo até agora. Nascido e formado na ilha de São Miguel, nos Açores, Paulo Henrique "terminou" o seu processo de formação de forma precoce e, em julho de 2013, Carlos Condeço lançou-o na equipa principal num embate da Taça da Liga. Na altura tinha, imagine só, 16 anos. Por acompanhar a par e passo o seu desenvolvimento no clube insular, é necessário referir que o seu processo de maturação nos últimos 2 anos tem sido deveras incrível. Dando os primeiros passos como central, o jovem açoriano foi de forma bem sucedida adaptado à lateral esquerda, posição onde agora atua quase exclusivamente. Fisicamente possante e taticamente disciplinado, Jorge Simão é o treinador ideal para limar quaisquer falhas que ainda são naturais para a idade. Com Minhoca, também açoriano, a sua adaptação será certamente facilitada. Com enorme facilidade a sair a jogar e pujante no jogo aéreo, é um dos jovens a observar com muita atenção no próximo campeonato. E a equipa principal é mesmo o cenário mais provável.

 9. PEDRO NUNO. Extremo, Académica de Coimbra, 20 anos.

  É verdade que o rendimento de um jogador vai muito de acordo com aquilo que faz o treinador: a posição em que o coloca, a função que o faz desempenhar e as particularidades táticas que quer que implemente. Um treinador que entende o futebolista jovem é fundamental para fazê-lo ter sucesso e, na Académica de Coimbra, José Viterbo desempenha esse papel na perfeição. Mas a qualidade do jogador também importa. E Pedro Nuno tem muita. Foi ganhando minutos na parte final da temporada com Viterbo ao leme, a qual terminou com um grande golo frente ao Vitória SC. Rápido e vertical, algo que lhe favorece em ações de transições rápidas ou contra-ataque, tem as condições necessárias para explodir na próxima temporada. Podendo jogar em qualquer um dos corredores e no centro, a sua polivalência será outro dos aspetos a explorar por um técnico que, melhor do que ninguém, sabe manejar a formação da Briosa.

 10. RAPHAEL GUZZO. Médio, SL Benfica, 20 anos.

  Embora não seja a sua opção número 1 na pré-temporada, Rui Vitória pode preterir do 4-4-2 a qualquer momento do jogo para implementar o 4-3-3 que tanto equilíbrio lhe foi dando nos seus anos de Vitória SC. E, face à eventual necessidade de um médio na alteração do sistema tático, o atual campeão nacional pode ter Guzzo como solução. Embora "só" tenha sido opção em 33 jogos pelo Chaves na temporada passada é reconhecido como uma das caras mais importantes da campanha flaviense que quase terminou com a promoção ao principal escalão do futebol português. Numa temporada onde ganhou maturidade e uma maior intensidade competitiva - sobretudo pela intensidade física próprios da Segunda Liga -, procura agora impressionar no plantel principal. Porém, os minutos e jogos que pode ganhar esta temporada estão algo que dependentes das eventuais alterações táticas que Vitória fizer no meio-campo.

 11. IURI MEDEIROS. Extremo, Sporting CP, 21 anos.

  Num plantel que a cada dia se vai tornando mais competitivo, o segundo açoriano na lista vai certamente mostrando que é uma solução inesquecível para Jorge Jesus. E tem um dado a favor que vale mais do que qualquer outro ao contrário de, por exemplo, Raphael Guzzo: tem experiência na Liga NOS. E não foi apenas mais um no Arouca de Pedro Emanuel. Tendo atuado em 17 jogos na segunda metade da temporada, foi porventura um dos elementos mais importantes na formação dos canários. 3 golos - um deles apontado com um fantástico livre - e 5 assistências fizeram dele não só uma opção importante para a seleção de sub-21 que disputou o EURO na República Checa, mas também para Jorge Jesus na temporada que aí vem. Num lugar onde também podiam estar nomes como Gelson Martins ou Carlos Mané, que também procura a sua afirmação definitiva, é o açoriano que ocupa lugar na lista. Com uma inteligência acima da média no que toca à condução de bola, Iuri e a sua visão podem também ser enquadrados num novo contexto tático, ocupando a posição 10 ou de elemento mais criativo. No flanco - o seu local preferencial - ou no centro, a verdade é que a sua irreverência será uma mais valia para Jorge Jesus. A equipa B já é demasiado pequena para as suas aspirações.

 12. HENRIQUE. Ponta-de-lança, Vitória SC, 25 anos.

  Sendo uma das mais fortes possibilidade a revelação do campeonato português, Henrique Dourado protagonizou também uma das transferências mais surpreendentes do presente defeso. Foi a maior figura da temporada passada no Palmeiras. O ceifador, como é conhecido no Brasil, fez 16 golos em 33 partidas pelo Verdão, afirmando-se como a razão mais forte pela qual o histórico emblema brasileiro não sentiu na pele a despromoção. Exímio no jogo aéreo e competente na proteção da bola, o seu ponto mais forte é, como seria de esperar, a finalização. É letal em qualquer parte da área e, ao contrário do que se pode pensar, não é lento. É rápido a decidir e, na maior parte das vezes, decide bem: remata à baliza. Tem a facilidade de jogar com os 2 pés e de ser expedito nos seus movimentos: se há algo que Henrique Dourado odeia, é cerimónia. Não se admire se tiver um quase sobrenatural número de remates por jogo. Naturalmente, os golos também irão surgir. Tal como em 2005/06, o Vitória pode ter aqui o seu novo matador, o seu novo Saganowski... mas com mais soluções.

 13. GEVORG GHAZARYAN. Médio, CS Marítimo, 27 anos.

  Se pela fotografia o novo jogador do Marítimo lhe parece Henrikh Mkhitaryan, fique sabendo que as comparações não acabam por aí. Moldado para a posição '10', Ghazaryan chega à ilha da Madeira como o reforço mais sonante, na teoria, para a formação insular. Com passagem pelo Olympiakos, o 1º arménio no campeonato português não será, como se pensa, o substituto de Danilo na formação insular. Embora não dê garantidas no plano defensivo, a projeção ofensiva que dará à formação de Ivo Vieira será deveras interessante e diferente do habitual no nosso futebol, fruto dos campeonatos onde passou e da experiência foi adquiriu por consequência. Traz na mala 12 títulos oficiais, um registo incrível. Oferece inteligência e verticalidade, não fazendo cerimónia quando chega a sua vez de finalizar. Podendo parecer uma transferência duvidosa, pela sua falta de experiência no futebol português e pelo consequente desconhecimento dos seus adeptos perante o jogador, é mais um estrangeiro que chega com rótulo de craque. E será deveras interessante ver como irá encaixar numa equipa que perdeu a sua principal referência no setor.

 14. ANDRÉ SILVA. Ponta-de-lança, FC Porto, 19 anos.

  Numa altura em que tem sido discutida uma eventual ida ao mercado por parte do FC Porto em busca de um ponta-de-lança, André Silva tem feito tudo para mostrar que, apesar da juventude, merece uma oportunidade no plantel principal ao comando de Julen Lopetegui. Opção nos 3 embates de pré-época que os azuis e brancos disputaram até ao momento, o jogador nascido em Baguim do Monte tornou-se uma opção regular para Luís Castro na temporada passada. Marcou 7 golos e contribuiu com outras duas assistências em 35 jogos pela equipa B do Porto, tendo já apontado 2 golos contra o Fortuna Sittard na presente pré-temporada. Longe de ser reconhecido pelos seus dribles ou pela sua qualidade técnica com a bola nos pés, André é uma inequívoca referência na grande área e contribui para o jogo com a máxima assertividade no seu momento de alvejar a baliza. Embora Julen Lopetegui opte cada vez mais pela profundidade pelo meio ou pela construção desde trás, renegando o jogo direto ou os centros e cruzamentos constantes para segundo plano, André Silva tem como o seu ponto mais forte o jogo aéreo que, nos momentos certos, lhe pode valer de muito caso seja opção para o técnico espanhol. Apesar de se destacar ao utilizar a cabeça, o jovem goleador não se vê tímido ao fuzilar o guardião adversário com o seu pé direito.

 15. DIOGO JOTA. Avançado, FC Paços de Ferreira, 18 anos.

  Terminou a época passada a dar espetáculo e é assim que pretende iniciar a nova temporada, impressionando Jorge Simão como fez com Paulo Fonseca. Em 12 jogos pelos castores na temporada passada fez algo que poucos imaginariam, contribuindo para uns impressionantes 8 golos da formação pacense. 4 golos e outras tantas assistências despertaram o futebol português para a ascensão deste jovem talento que, para Jorge Simão, deverá ser indispensável. Com a única incógnita a ser de facto a sua posição no plantel, a presença na equipa principal é neste momento uma certeza, formação essa que ambicionará, muito certamente, o regresso a um posto europeu. Já com um golo absolutamente fantástico na bagagem frente ao Sporting da Covilhã, na presente pré-época, este internacional pela seleção sub-19 é, à imagem de Paulo Henrique, um dos prospetos mais interessantes para a próxima época no futebol português.

 16. SANTIAGO MONTOYA. Médio, Vitória SC, 23 anos.

  Vem com estatuto de 'mago' do Vasco da Gama, um histórico emblema brasileiro que, apesar dos recentes problemas no plano desportivo, ainda conta com atletas de uma qualidade muitíssimo interessante. Emprestado até ao final da temporada, Montoya é mais um interessante caso de polivalência que Armando Evangelista pode e deve explorar, tendo em conta a saída de Bernard para o futebol espanhol. Internacional sub-21 pela Colômbia, não deve haver problema para Montoya: mostrou excelentes apontamentos na pré-época e o facto de ter uma propensão mais ofensiva, podendo mesmo jogador nos flancos, não deverá interferir na evolução de João Pedro, já que poderá - e haverá, certamente - haver espaço para ambos. Aos 23 anos terá a sua primeira experiência fora do continente de origem e isso, tal como acontece com Henrique Dourado e Tyler Boy, poderá ser o único obstáculo à sua plena afirmação no plantel dos conquistadores. As perspetivas são otimistas no caso de Montoya, já que nos últimos anos os atletas colombianos no campeonato português têm-se adaptado plenamente, tendo alguns se tornado em referências do nosso futebol.

 17. GUEDES. Ponta-de-lança, Rio Ave FC, 28 anos.

  Há um adjetivo que consegue, na perfeição, descrever a temporada de Hélder Guedes pelo Penafiel em 2014/2015: ingrata. Ao fazer uma belíssima temporada o seu trajeto ficou quase unicamente marcado por ter feito parte da pior equipa da Liga NOS e por ter, por consequência, enfrentado a despromoção. Numa equipa que teve 3 treinadores e imensos problemas no campo desportivo, Guedes foi a figura em destaque e, apesar disso, não teve o seu valor reconhecido. Marcar 10 golos em 35 jogos na temporada passada, em todas as competições, acaba por ser uma marca impressionante tendo em conta as más prestações da formação nortenha. O seu valor viria a ser reconhecido por uma extremamente organizada formação do Rio Ave que conta com o português para aquilo que este faz melhor: golos. Desde 2006 que estava ligado contratualmente à formação do Penafiel e, com exceção da época 2008/2009, nunca tinha representado outro clube. A mira está apontada para o regresso às competições europeias e esta será uma arma que, embora não tenha o nome e as credenciais de outros, irá disparar em todos os sentidos no que às balizas adversárias diz respeito.

 18. TRAQUINA. Extremo, Os Belenenses, 26 anos.

  Num plantel exclusivamente português que terá uma época excepcionalmente longa caso consiga o bilhete para a fase de grupos da UEFA Europa League, Traquina é uma das caras novas que promete fazer estragos na Liga NOS. O que não lhe falta são pontos a favor que Sá Pinto deve ter em conta. Com uns impressionantes 51 jogos disputados na temporada passada, 44 deles na Segunda Liga, é fácil verificar que o extremo de 26 anos é um jogador perfeitamente saudável sem, ao que tudo indica, propensão a problemas físicos e lesões que podem condicionar o seu desempenho. A carga física da temporada passada vem por bem, já que para uma formação que irá disputar competições europeias é fundamental ter um atleta que tenha sido rodado e testado com uma alta e intensíssima carga de trabalho como aconteceu na temporada passada. O facto de ter passado uma temporada absolutamente infernal a disputar jogos a meio da semana e de ter adquirido essas mesmas rotinas acaba por, de forma subtil, ser benéfico para o próprio atleta. Nascido em Alcobaça, João Traquina tem relativa facilidade em mudar de flanco e confundir a marcação - ele que joga preferencialmente na direita, fazendo melhor proveito do seu pé direito -, outra das armas com que Ricardo Sá Pinto pode usar e abusar.

 19. BOATENG. Avançado, Moreirense FC, 19 anos.

  Despertou interesse pela boa época que cumpriu ao serviço do Rio Ave em 2014/2015, mas sobretudo pela sua aparente manutenção de boa forma no Mundial sub-20 que decorreu na Nova Zelândia. Marcou um grande golo frente ao Panamá, despertando novamente um considerável interesse. Aos 19 anos trocou Vila do Conde por Moreira de Cónegos onde, acima de tudo, deverá estar à procura de mais minutos de jogo. A verdade é que, tendo em conta a sua tenra idade, isso será uma questão de tempo. Com aspetos a maturar, nomeadamente o posicionamento e algum rigor tático que lhe falta, fruto também da juventude, Miguel Leal é o treinador ideal para colocar o jovem numa posição em que possa considerado uma das estrelas revelação do principal escalão do futebol português. Também lhe favorece o facto de poder, tal como tantos outros jogadores nesta lista, deambular para os flancos, o que lhe dá um interessante senso de mobilidade.

 20. JHON MURILLO. Extremo, CD Tondela, 20 anos.

  Emprestado pelo SL Benfica que assegurou os serviços do jovem venezuelano no presente defeso, Murillo pode ser uma tremenda mais valia para Vítor Paneira na formação recém-promovida à Liga NOS. Embora tenha dura concorrência, quer a extremo, quer na posição de ponta-de-lança, o "Balotelli venezuelano", como tem sido apelidado, pode-se constituir como um elo importante na permanência dos tondelenses nesta que é a sua estreia no principal escalão do futebol português. Rápido e vertical, características quase mandatárias para um extremo sul-americano, Murillo quer mostrar a Rui Vitória que é uma opção válida na próxima temporada. Sem experiência no que toca à cultura do futebol europeu, o seu sucesso está também dependente da sua adaptação no nosso futebol. Será interessante observar até que ponto Vítor Paneira pode utilizar este dinâmico e irreverente jogador para seu proveito como arma secreta, como desbloqueador nas alturas de maior necessidade.

Está de acordo? Discorda de alguma das opções? Não se esqueça de dar a sua opinião no facebook da Crónica Futebolística.

Comentários

Enviar um comentário

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: