Avançar para o conteúdo principal

Déjà vu na goleada do Benfica


 Déjà vu, déjà vécu, déjà senti. Estas são algumas expressões que permitem a uma pessoa pensar que já viveu e sentiu uma determinada situação. Para a assistência da Luz, que rondou os 55.000, esse deve ter sido o sentimento quase geral. No jogo contra o Rio Ave, antes a interrupção de Natal do campeonato, o Benfica esteve a perder por um golo mas uma exibição de gala deu a vitória inteiramente justa ao Benfica. Até o facto da equipa do Setúbal se equipar de verde foi relevante para me lembrar destes termos. Vitória com classe, mesmo sem Aimar, que é normalmente quem abrilhanta o jogo do Benfica com sabedoria e classe. Vitória que garantiu a permanência do primeiro lugar do campeonato com uma margem pontual de 2 pontos para com o principal rival nesta altura, o Porto.

 O Benfica nos últimos 3 jogos do campeonato entrou mal, verdade seja dita. O que de certa forma tem acordado a equipa de Jorge Jesus são os lances de perigo ou golo das equipas adversários, foram eles:

      - Golo de Atsu na Luz, frente ao Rio Ave.
      - Corte em cima da linha na Marinha Grande, a toque de Djaniny.
      - Golo do Vitória, marcado por Neca.

 E foi assim que o Benfica foi capaz de elaborar uma cambalhota brilhante no marcador. O Vitória entrou sem medo, uma equipa obcecada pela bola e com olhos postos apenas na redondinha, a resultar num ritmo de jogo intenso, beneficiado de alguns livres e cantos. Mesmo depois do primeiro golo do jogo, logo aos 7 minutos, os visitantes continuaram a ser superiores até a uma dada altura onde o Benfica imprimiu velocidade e conseguiu torcer a defesa da formação de Bruno Ribeiro, que esteve mal no 2º e 3º golo. Aquando do empate, as esperanças já estavam na mentalidade comum do benfiquista. Lembraram-se com certeza dos jogos com situações semelhantes, sobretudo frente ao Rio Ave onde tal como nesta partida onde Nolito não parou quieto. Nota-se uma certa felicidade no rosto do jogador quando joga, tem prazer em jogar e desfruta de tal. Luta e mais importante...arrisca. É verdade que tem alguns lances mal calculados mas isso não importa porque ao contrário de outros Nolito tem a imaginação e a criatividade de arranjar espaço, inventar jogadas e procurar sempre a baliza. Resultou neste jogo, e de que maneira.

 Como disse a defesa do Setúbal esteve francamente mal nos próximos dois golos do jogo, marcados por Cardozo. No primeiro do paraguaio há que reparar que o jogador do Benfica tinha 4 defesas próximo dele e nenhum deles lhe fez uma oposição decente, só precisou de rematar e festejar. No seu segundo, Cardozo passou de uma forma trapalhona pelos defesas do Vitória. Sendo ou não trapalhão lá fez o golo que colocou o Benfica com 2 golos de vantagem ao intervalo.

 A segunda parte trouxe, tacticamente, formações idênticas. O Vitória foi muito agressivo e como 'recompensa' apenas teve um golo sofrido, esteve num cabeceamento de Matic que assim se estreava a marcar no campeonato.

 Ainda houve tempo para mais um episódio caricato para Cardozo, parece que desfruta das 2 faces que aparentemente tem diante dos adeptos. Marcou 2 golos mas foi expulso aos 85 minutos. Mal por mal o jogador limpa o seu cartão vermelho frente ao Santa Clara, jogo que devo ver com a máxima atenção, sendo o Santa Clara o clube cá da ilha de São Miguel. Será um orgulho vê-los jogar na Luz, que tenham a maior sorte possível. Missão muito difícil contra esta equipa do Benfica que apesar do susto foi superior e dominou o Setúbal na maior parte do encontro. Vitória justa, nada a dizer.

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: