Avançar para o conteúdo principal

De Portimão a Yokohama


     Se segue apenas a imprensa nacional para se manter informado sobre o que se passa no mundo do futebol numa base diária é bem provável que a conquista do campeão japonês, a J.League, por parte dos Kashima Antlers lhe tenha passado ao lado. Ora, numa corrente noticiosa que cada vez mais se centraliza nos principais campeonatos europeus e nos aspetos mais mediáticos do momento, a conquista do campeonato por parte do histórico emblema nipónico tem implicações que se sobrepõem à própria J.League: como país anfitrião do Mundial de Clubes, o recém coroado campeão japonês ganhou a oportunidade de fazer parte da competição. Com essa conquista e presença histórica numa competição encabeçada pelo Real Madrid, um protagonista muito particular despertou a atenção da Crónica Futebolística, ele que foi uma presença regular no futebol português nas épocas 13/14 e 14/15.

     Iniciando a sua carreira sénior aos 18 anos como médio de características ofensivas, Mu Kanazaki fez 3 épocas completas no Oita Trinita, clube que foi tendo graduais dificuldades em acompanhar os tempos e se vai encontrar na J2 League, 2º escalão do futebol nipónico, após assegurar a subida de divisão na temporada que há pouco terminou. Com uma transição subtil e lenta a posições mais subidas no terreno, foi na sua 3ª temporada pelo Trinita que Kanazaki começou a jogar mais regularmente como o homem mais avançado no terreno. Desenvolvimento esse que estagnou nas 3 temporadas seguintes, onde defendeu o Nagoya Grampus: encostado aos flancos, registou apenas 9 golos em 69 partidas pela formação que há 20 anos foi orientada por Àrsene Wenger. 

     Tendo representado sem sucesso o Nuremberga em 2012/2013, a sua estadia na Alemanha ganha contornos de imenso relevo porque foi daí que rumou ao Portimonense na temporada seguinte. Apesar do claro faro de golo que mostram os 7 golos em 30 jogos na sua época de estreia na Segunda Liga, o japonês continuou a atuar quer nos flancos quer no miolo e onde, apesar de ter brilhado, dificilmente poderia atingir a plenitude do seu potencial. Depois de ter marcado uns incríveis 9 golos em 17 jogos na primeira metade da época em 14/15 - ora no flanco ora como o médio mais criativo no terreno de jogo - o futebol japonês chamou por Kanazaki que rumou, na temporada japonesa de 2015, por empréstimo ao Kashima Antlers. Os 15 golos em 36 jogos em todas as competições fizeram com que os responsáveis dos nipónicos não olhassem para Kanazaki como um médio ou como um extremo, mas sim como um ponta-de-lança ou, no mínimo, como uma peça fulcral no apoio do jogador mais avançado. Embora tenha regressado ao Portimonense no início de 2016, seria imperdoável o Kashima Antlers não terem requisitado os seus serviços em definitivo.

     A partir do momento em que Mu Kanazaki deixou de alinhar como médio, extremo ou mesmo avançado de forma apenas esporádica, no início da época de 2016, a diferença foi clara. O Kashima Antlers teve a ousadia e a inteligência que os antigos clubes do goleador não tiveram: adaptar o jogador, de forma definitiva, à posição no terreno onde se sente mais confortável. E, graças a essa adaptação, Kanazaki é neste momento o jogador mais mediático do futebol japonês. Já lá vamos.

     Com 4 jogos disputados pelo Portimonense após regressar de empréstimo, o clube japonês acabou por não deixar escapar Kanazaki, na altura prestes a completar 27 anos de idade. Visto pelo clube nipónico como uma das grandes esperanças após a conquista da JLeague Cup na época de 2015, a primeira temporada do número 33 do Kashima Antlers não podia ter corrido melhor. Adaptado definitivamente a ponta-de-lança, provavelmente a maior falha dos clubes onde passou anteriormente, e apesar de uma segunda ronda menos forte (o campeonato japonês está dividido em duas fases de 17 jornadas, com a fase final a ser disputada numa única meia-final e final a duas mãos), Kanazaki terminou a fase regular do campeonato com 10 golos e 8 assistências em 30 jogos, contribuindo assim diretamente para 18 dos 54 golos que a equipa marcou na 1ª e 2ª fase da JLeague. De notar que, tendo vencido a 1ª fase do campeonato e sendo a 1ª das 3 equipas apuradas para a fase de campeão, acaba por ser natural uma 2ª volta menos intensa por parte dos agora campeões japoneses.

     Depois de um campeonato bastante bem conseguido, foi a partir do dia 23 de novembro que a carreira de Mu Kanazaki, internacional japonês pela 1ª vez em 2009, se iria projetar para um nível inteiramente diferente em termos de mediatismo. Com um lugar vago na final JLeague frente ao Urawa Red Diamonds, jogando fora em casa do Kawasaki Frontale, seria um golo do antigo homem do Portimonense a catapultar os Antlers para a final do campeonato e, depois de ganhar a taça na época anterior, dar a oportunidade à equipa de vencer o campeonato pela 1ª vez desde 2009.


     A verdade é que as coisas começaram da pior forma possível para os homens de Masatada Ishii na 1ª mão da final do campeonato. Um golo solitário dos Urawa Red Diamonds - em casa dos Kashima Antlers, ainda para mais - deu vantagem aos visitantes para gerir no jogo em casa, que podiam conquistar o título japonês pela 2ª vez na sua história, depois duma conquista isolada em 2006. Finalistas vencidos em 4 competições nos últimos 5 anos, os Urawa Reds são vastamente reconhecidos pela sua capacidade inacreditável de falhar nos momentos mais decisivos... e a história iria voltar a repetir-se, desta feita aos pés de Mu Kanazaki!

**pode ver os 2 golos de Kanazaki no jogo decisivo do campeonato aos 1:55 e 4:10 do vídeo acima.

     A infelicidade voltou a cair para o lado da equipa que, a jogar em casa, foi mais uma vez finalista vencida e teve de se contentar a ver a equipa adversária a levantar a taça de campeão no seu próprio estádio, diante dos seus mais de 50 mil adeptos. Um dos melhores jogadores do campeonato no decorrer da fase regular - como já foi dito, com 10 golos e 8 assistências em 30 jogos -, 2 golos do protagonista desta peça dariam o triunfo e a taça de campeão japonês aos Antlers, equipa que na década de 90 teve como uma das grandes estrelas Leonardo Araújo, antigo treinador do AC Milan e Inter. 3 golos em 3 jogos na fase de campeão deram a Mu Kanazaki não uma, mas duas honras: além de ser eleito MVP (jogador mais valioso) da fase final, o ponta-de-lança foi ainda eleito o melhor jogador de todo o campeonato japonês.

      O futebol é, realmente, algo maravilhoso. E estranho, por vezes. No final de 2014 Mu Kanazaki jogava no Portimonense Sport Clube (sem qualquer desrespeito ao clube ou à competição que integra) e, apesar da média de golos notável, atuava como médio. Avançando o calendário 2 anos, foi uma das peças mais importantes na conquista do campeonato japonês por parte do histórico Kashima Antlers, vencendo os 2 prémios individuais mais prestigiados da competição. Além do campeonato e dos prémios individuais, como referido no princípio do artigo, a conquista em si tem implicações que ultrapassam o futebol japonês, já que o vencedor da JLeague 2016 tinha lugar reservado no Mundial de Clubes, como representante do país anfitrião da competição. E que bom uso fez o goleador desse mesmo facto...

     Saltando do banco na 2ª parte, já no tardio minuto 88, Kanazaki daria a vitória ao Kashima Antlers frente aos neo-zelandeses do Auckland City na cidade de Yokohama nesta passada quinta-feira, feriado nacional em Portugal, garantindo aos nipónicos um lugar nos quartos-de-final do Mundial de Clubes, disputado justamente no país do sol nascente. O próximo desafio será os sul-africanos do Mamelodi Sundows, vencedores da Champions League africana, com o vencedor dessa partida a encontrar o Atlético Nacional nas meias-finais da competição que reúne clubes de todo o mundo.

     Desde o dia 23 de novembro de 2016, tudo isto aconteceu a Mu Kanazaki:

     ⤳  Deu ao Kashima Antlers o apuramento para a final da JLeague;
     ⤳  Bisou no jogo decisivo, dando o título de campeão à sua equipa;
     ⤳  A sua prestação foi recompensada com os prémios de MVP das finais e da JLeague 2016;
     ⤳  Saltou do banco e garantiu os quartos-de-final do Mundial de Clubes para os Antlers.

     O futebol, como a vida, pode dar voltas inacreditáveis numa questão de segundos ou dias. E no futebol, como na vida, muitas coisas conseguem ser alcançadas apenas através da capitalização de oportunidades. Tal como Mu Kanazaki capitalizou as oportunidades que lhes foram dadas pelo Kashima Antlers, onde numa questão de duas semanas se tornou no jogador mais falado de todo o campeonato japonês. E, claro, apenas por bons motivos.

     De Portimão a Yokohama, no Mundial de Clubes, em 2 anos. Nada é impossível.

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: