Avançar para o conteúdo principal

Parque dos reis do futebol

  Foi com o nome do título que Luís Freitas Lobo chamou o Parc des Princes, estádio que acolheu um grande jogo entre Paris Saint-Germain e Barcelona. E, realmente, alguns dos reis do futebol europeu estiveram lá presentes. Entre eles destacava-se em particular o duelo entre Zlatan Ibrahimovic e Lionel Messi, que ficou por metade da sua duração devido a uma lesão do argentino que o fez sair ao intervalo. Digno de Liga dos Campeões, este jogo ficou marcado por um grande espetáculo, duas lesões de jogadores do Barcelona, um golo irregular e ainda pelo desaire de Valdés.

  À partida para a terça-feira de Liga dos Campeões o jogo mais apelativo era, teoricamente, o de Munique onde os líderes dos campeonatos de Alemanha e Itália se iriam enfrentar. Eu também pensei dessa forma, mas um golo madrugador de Alaba fez com que a equipa de Conte desanimasse e, consequentemente, ficasse desorientada. Na capital de Paris reinava a incerteza: o PSG iria motivado para um dos jogos mais importantes da sua existência, enquanto que o Barcelona, apesar de eficaz, continua a não mostrar o brilhantismo doutras épocas. A equipa espanhola manteve o seu jogo de posse de bola, sem qualquer surpresa. Messi começou no flanco direito, Alexis variou para a esquerda e Villa voltou ao seu habitat natural, a frente de ataque. O PSG surpreendeu, no que toca à estratégia desenhada para este embate milionário.

  De resto, também é apropriado dizer que a dimensão das equipas nas competições europeias é totalmente diferente. O Barcelona venceu 3 das últimas 7 edições da Liga dos Campeões (excluindo esta presente edição) e os franceses, excluindo esta edição, não jogavam na Liga dos Campeões desde o dia 7 de dezembro de 2004. Praticamente 8 anos depois a equipa voltou aos grandes palcos e, diga-se, proporcionou um regalo aos olhos de quem seguiu a partida.

  Não escondo o facto de não ser grande apreciador das políticas de compra de clubes como o PSG, Manchester City e até o Málaga em 2011/2012, quando se reforçou muito bem... gastando muitos milhões. São projetos arriscados (talvez até demais) e podem seriamente tornar-se um problema para a equipa, com batalhas e choques de egos como já se viu anteriormente. Porém, neste jogo em particular, os milhões acabaram por compensar num espetáculo de grande categoria. Quando se tem segurança na defesa, força e visão no miolo, grande velocidade e discernimento nos flancos e, por fim, sangue frio na frente de ataque torna-se tudo mais fácil.

  A posse de bola do Barcelona pode ser uma comichão e tanto para as equipas adversários, mas isso já todos sabemos. A equipa que nesta edição da liga milionária bateu o recorde de posse de bola (89% do Barcelona em Glasgow, num jogo onde curiosamente foi derrotado pelo Celtic) acabou por ter 63% neste duro teste em Paris, um valor que acaba por ser curto tendo em conta números mais avantajados que já teve na presente época. A solução acabou por estar na solidariedade e rigor defensivo do PSG, que tapou os espaços e linha de passe ao portador da bola, especialmente quando se tratavam dos homens mais perigosos com Xavi ou Iniesta, os motores do clube culé. Pode-se dizer que neste jogo opuseram-se dois estilos de futebol completamente diferentes, sendo que o PSG apostou na velocidade e na força dos seus elementos chave, como Matuidi e Lucas Moura.

  Era previsível que o Barcelona assumisse o jogo, como sempre o faz. A equipa francesa frequentemente colocava 9/10 homens atrás da linha da bola, pressionando desde uma zona recuada do terreno de jogo. Homens como Matuidi, Lucas e Pastore usavam a sua velocidade para efetuar transições rápidas e tentar chegar ao golo, que iria acabar por surgir (1-1) de forma irregular. Um erro gravíssimo da equipa de arbitragem que acabou por legalizar um golo "sujo" a Zlatan Ibrahimovic, que festehou efusivamente contra o seu antigo clube.

  Uma das grandes armas do Barcelona neste jogo foram os defesas laterais. Aliás, o brasileiro Daniel Aves foi mesmo eleito como o melhor em campo pela UEFA. O único defeito da equipa do PSG foi, na minha opinião, deixar exatamente os laterais do Barcelona com tanta liberdade. Lucas e Pastore desciam para pressionar quer Alexis e Messi, quer os homens no miolo. Isto significava que os laterais não tinha marcação direta e podiam progredir no campo sem grandes preocupações. A sua velocidade e espaço disponível foram fundamentais para a estratégia ofensiva do clube espanhol. Sobretudo o brasileiro Maxwell passou por muitas dificuldades na partida, tentando travar as investidas de Daniel Alves no lado direito: Pastore era praticamente o 3º homem no meio-campo parisiense quando a equipa não tinha a bola, pressionando no meio e deixando Alves com maior liberdade para exercer funções de ataque. Já o espanhol Jordi Alba teve dificuldades em progredir constantemente pela esquerda, já que o "Messi brasileiro" não vacilava, quer em funções defensivas quer em ofensivas. Falo, obviamente, em Lucas. O melhor em campo do PSG, junto com o tanque em Matuidi.

  Ancelotti montou uma equipa forte, coesa e (muito) solidária. Haja pulmão em Camp Nou para a equipa francesa repetir a gigante exibição que fez no Parc des Princes. O Barcelona foi previsível com a sua filosofia de posse de bola e paciência na construção de jogo. Como não sou grande adepto do futebol francês, as minhas observações vão quase todas para o espetacular Paris Saint-Germain que mostrou ao mundo que, mais do que um conjunto de grandes jogadores, é uma grande equipa. Daqui a uma semana o mundo parará para ver a conclusão desta eliminatória.

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: