Avançar para o conteúdo principal

Um olhar ao Braga de Peseiro

 Antes de ir tentar conquistar um lugar na fase de grupos na Liga dos Campeões, o Braga de José Peseiro ganhou um boost de motivação frente à quebrada e desmotivada equipa de Ulisses Morais que, apesar das constantes tentativas de incentivar a equipa, acabou por ver a sua equipa desmoronar-se depois do par de golos marcados pelo madeirense Rúben Micael. Um mês depois de chegar ao, na altura, estágio de pré-época dos minhotos o madeirense vai conquistando aos poucos um lugar naquele que é sem qualquer dúvida um dos lotes de médios mais fortes do campeonato. Só o facto de ter 4 jogadores com chamadas à seleção nacional A diz muita coisa. Imaginemos um trio com Custódio numa posição mais defensiva, Hugo Viana e Rúben Micael. Seria um exemplo de respeito para qualquer outra equipa do país. Incluindo um elemento brasileiro como Mossoró (um médio mais ofensivo do que qualquer um dos outros referidos) há o equilíbrio ideal no meio-campo minhoto. Frente ao Beira-Mar jogaram três portugueses no miolo: Custódio a 6, Amorim na posição mais balanceada e Rúben Micael como o médio mais próximo dum box-to-box, construindo jogo e partindo, mais do que os restantes médios, para iniciativas ofensivas.

  Ao intervalo do jogo frente à turma de Ulisses Morais o Braga tinha uma vantagem anímica frente à Udinese de Guidolin, como se sabe. Os bracarenses venciam e convenciam duma forma quase transcendente, enquanto os zebrette tinham sido derrotados pela Fiorentina...depois de estarem a vencer. Numa exibição bastante personalizada a equipa de Peseiro enfrentou o Beira-Mar num 4-3-1-2 com Hélder Barbosa a vaguear pelo espaço. Carlão e Lima na frente foram bastante perigosos como habitual.

  Analisando o jogo em si o Braga foi, sem contestação, muito superior. Ulisses Morais montou a sua equipa com blocos baixos, não se expondo em demasia (em nenhuma altura do jogo, mesmo estando a perder) e confiando em jogadores rápidos como Balboa para dar consistência às transições rápidas. O objectivo desta estratégia era não dar espaço a Lima e a Carlão, colocando sempre um vasto número de jogadores atrás da linha da bola. Jogadores muito interventivos no ataque como Rúben Micael teriam certamente maior facilidade em conseguir penetrar a defesa através de passos em profundidade caso a estratégia dos aveirenses fosse distinta. Com o capitão Hugo a comandar a defesa a equipa do já experiente Morais conseguiu manter a equipa de Peseiro fora da rota certa até a esse mesmo capitão do Beira-Mar ter o seu momento infeliz a remate de Micael. Um pequeno toque com a perna bastou para fazer um chapéu perfeito a Rui Rego. A partir daí a defesa adversária quebrou... notoriamente. O golo foi talvez ingrato para aquela que estava a ser uma irrepreensível defesa aveirense e é óbvio que uma equipa deixa-se levar pelas ondas negativas depois disto. Recorde-se que fizeram muitíssimo pouco para marcar e jogavam para o empate.

  O segundo golo surgiu também por Micael com um desvio dum jogador do Beira-Mar. Nota neste golo para uma temporização muito inteligente de Carlão que fez a assistência. Saltando alguns detalhes irrelevantes vai-se para a segunda parte onde não houve muita história. Dois golos e um ascendente do Beira-Mar foram as notas dominantes, sem grandes oportunidades e momentos de encher o olho (com a excepção dos golos, diga-se). Pode-se dizer que foi a tarde do Rúben, já que Amorim fez o terceiro tento dos bracarenses que jogam na próxima terça-feira o apuramento para a Liga dos Campeões. O que esperar no Friuli? A Udinese é uma equipa tipicamente italiana. Não se expõe, não arrisca e são absolutamente frias (como se chamou muitas vezes a seleção transalpina que tantos olhos regalou no EURO 2012). Com a vantagem que se sabe na eliminatória a situação será difícil para o Braga, já que um passe em profundidade para Di Natale pode ser (e geralmente é) fatal. A maior das sortes para Peseiro, o homem do leme que tanta confiança tem merecido por parte da massa associativa do Braga. Apesar das boas exibições domésticas a verdade é que vão precisar para o ambiente que lhes espera.

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: