Avançar para o conteúdo principal

Miolo de lu(ch)o

   Frente a um Guimarães que poucas oportunidades teve para mostrar o seu futebol os campeões nacionais em título fizeram aquela que, sem grandes dúvidas, foi - a par daquela conseguida na Supertaça Europeia - a melhor exibição da era Vítor Pereira. Como grandes catalisadores da vitória azul e branca há a equipa. Solidária entre os seus elementos, coesa a defender e a pressionar e letal no último terço onde, convém dizer, passou grande parte do jogo. Uma vitória à campeão com Lucho a marcar dois golos marcou o sábado passado que também ditou uma vitória categórica do Braga no seu estádio.

  A expectativa era muita a envolta neste jogo. Depois do empate em Barcelos dizia-se que esta recepção ao Vitória de...Rui Vitória seria muito complicada. Tal se diria pela atitude defensiva que a equipa berço mostrou face ao Sporting de Sá Pinto que apesar de tentar não conseguiu colocar a bola dentro da baliza adversária. Mesma estratégia que em dois jogos não funcionou: bloco baixo e tentativa de ataques rápidos. Para desespero de Rui Vitória a estratégia caiu por cima muito cedo no jogo. Os vimaranenses limitaram-se a defender e a imagem que foi transmitida ao intervalo da emissão mostrou que a zona onde os homens do Vitória mais se movimentaram foi na sua grande área ou meio-campo defensivo, enquanto o processo inverso se verificou na equipa da casa. Percorridos (no total) um arredondamento de 97km ao longo do jogo a sua grande maioria foi na metade adversária. E por grande maioria foi mesmo esmagadora, diga-se. Desde o princípio do jogo que o domínio foi claro e as iniciativas de ataque portistas começavam a surgiu duma linha de construção enraizada por João Moutinho e Lucho González. Como era de esperar ambos estes médios se intrometiam nos ataques da turma de Vítor Pereira, deixando Fernando à espera duma eventual saída adversária e com os centrais Maicon e Otamendi a serem espectadores, regra geral, na linha do meio-campo. O que faltou ao Vitória para conseguir singrar? Talvez um jogador dianteiro que executasse mais rapidamente o contra-ataque? Decerto que mesmo com esse elo acrescido seria pouco útil. Defendiam 3 no Porto se contarmos com o "Polvo", Fernando Reges. Na primeira parte raramente foram chamados ao jogo e, se sim, um dos movimentos habituais era o passe atrás para Hélton (que mesmo quase fazendo uma asneira com os pés...sorriu). Este brasileiro também esteve sossegado durante o jogo ou maior parte dele.

  Diz-se que o Porto tinha duas fotocópias nos dois flancos. Hulk e Atsu, um brasileiro e o outro ganês. Um mais velho do que o outro, sendo que o ganês ainda carece de experiência a este nível. Também muito forte fisicamente o jogador que esteve emprestado ao Rio Ave na época passada fez de gato sapato a defesa vimaranense, também. O segundo golo de Lucho teve, inclusive, origem neste jovem. Muito fez Douglas para parar o primeiro remate. Mas na recarga, já se sabe...

  De regresso ao Dragão em jogos oficiais o Porto afirmou-se imediatamente com uma avalanche ofensiva. Encostou às cordas um Vitória já sem grande caudal ofensivo, é verdade, fazendo com que pudesse executar as tranquilas trocas de bola no último terço do campo sem grande pressão adversária. Apesar de alguns passes falhados (e esse deve ter sido o único ponto negativo da exibição) na primeira parte as trocas de bola eram eficazes, por vezes criativas e sobretudo objectivas. Notou-se em campo uma equipa muito rotinada num dia em que (e num dado completamente irrelevante) se disse que Kagawa também já mostrava uma rotina de jogo muitíssimo evoluída para o tempo de curtas semanas em Manchester. Algumas combinações foram simplesmente brilhantes, fossem passes curtos, em profundidade ou em habilidade (como se pôde ver nuns segundos em que Jackson, Moutinho e Hulk trocaram a bola no lado direito do meio-campo). No primeiro golo viu-se uma transição muito rápida que resultou num remate à queima-roupa. Mesmo ao jeito de Lucho, convenhamos. Numa análise aos restantes golos, pode-se dizer que o segundo não teve história: o remate foi demasiado rápido para isso. Pé esquerdo na bola, petardo para a baliza e o público a festejar, mais nada a referir. 

  Numa nota também relevante é de referir que Hulk esteve bastante interventivo no jogo colectivo da equipa. Como devem saber nem sempre o brasileiro é um jogador que passe a bola com frequência. O golo tem origem num grande passe da grande figura deste Porto para Alex Sandro. Grande não pela execução, mas pela importância que teve na resolução da jogada. Depois de atrair marcação confundiu completamente a defesa adversária quando passou para outro dos jogadores que esteve nos Jogos Olímpicos na Inglaterra. E depois, para finalizar, a "Panenka". Noutros dados estatísticos o Porto teve 71% de posse de bola, enquanto ripostou aos 5 remates do Vitória com 23 de sua parte. Os 65 ataques também falam por si. Uma das razões para tal foi a atitude interventiva dos laterais no ataque do Porto. Realmente não foram necessários em acção defensiva.

  Uma nota máxima a Vítor Pereira que montou uma equipa quase perfeita nesta partida. Fez entrar Alex Sandro para o 11 inicial, um jogador fulcral também no que tocou a dar velocidade à manobra atacante da sua equipa. No outro lado fez Atsu entrar para o lugar de James, um castigo severo e apropriado tendo em conta a sua pobre exibição em Barcelos. Um jogo que, apesar de tudo, que apenas contou com 21 faltas, um número muito baixo. Uma noite de muito entusiasmo para os adeptos duma equipa, enquanto os vimaranenses tiveram muito que debater depois do apito final. 

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: