Avançar para o conteúdo principal

Apreensão para as cores nacionais

  Como é do conhecimento geral foram sorteados hoje os 8 grupos da Liga dos Campeões que terá, sem sombra de dúvidas, uma das edições mais fortes dos últimos anos. Uma das principais razões é o equilíbrio dos grupos muito por causa de haver uma qualidade inegável em todos os potes.

  Se o sorteio assim o quisesse podíamos ter tido Real Madrid ou Barcelona, Manchester City, Juventus e Borussia Dortmund. Curiosamente tivemos um grupo muito parecido que certamente dará que falar. Mesclar o futebol ofensivo e tipicamente inglês de Mancini com a equipa rapidíssima de Mourinho será algo a observar religiosamente sem piscar sequer os olhos. A meu ver esta é a oportunidade perfeita para a sua remissão depois de falhar na última edição da Liga dos Campeões. Na Liga Europa já todos sabemos o seu trajecto, marcado pelo calcanhar de Xandão. Tal como o que aconteceu com os alemães de Klöpp (e de notar que estas equipas partilham o grupo) na época passada a inexperiência neste tipo de competição pode ser fatal. No que toca ao Ajax, é de reparar que têm nome... mas esse não tem sido dignificado devidamente na Europa. De reparar que, apesar doutros grupos de grande nível, este grupo D é sem sombra de dúvidas o que deixa mais água na boca.

 No que toca às equipas portuguesas, os desafios são aliciantes. Apreensão, mas confiança: este é o lema que deveria ser mandatário em relação a este sorteio. Apesar de adversários fortes (afinal de contas se ainda não fosse não marcariam presença nesta competição de elite) e bastante imprevisíveis a jogar em casa mantém-se a ideia de massa associativa para outra: passar a fase de grupos. O trio português está numa posição favorável para passar na sua totalidade à próxima fase, sendo que a maior dúvida vai para o Braga de Peseiro.

  Comece-se então pelo princípio, pelo grupo A, onde o FC Porto é favorito pelo simples facto de ter estado inserido no pote 1 onde estavam também colocados os maiores colossos do futebol mundial como o Real Madrid e Barcelona. Só esse facto já era um alívio para Vítor Pereira, sendo que o mais próximo disso foi o Paris Saint-Germain treinado pelo italiano Carlo Ancelotti. 

  Quando este clube milionário tiver provas dadas que avise, portanto. Em 3 jornadas do campeonato francês somou o mesmo número de empates. Isto com Ibrahimovic, Lavezzi, Pastore (para não referir mais) é uma tremenda desilusão. No fim da época e também dependente do desempenho do clube nesta competição irá-se fazer um balanço geral deste gigante investimento do clube da capital gaulesa. Por acaso é muito, muito negativo. Seguindo para clubes mais modestos, há os "Dínamos". De Kiev e Zagreb, de acordo com as imagens. Dentro do pote 2 a equipa de Miguel Veloso era muito provavelmente o adversário mais acessível, calhando uma boa sina no sorteio que de resto também se verificou no pote 4. Os únicos pontos negativos serão, como na época passada, as viagens. Ucrânia e Croácia não ficam propriamente no outro lado da fronteira...

  Diga-se aqui que se tudo correr em condições normais Messi vai pisar o relvado da final da edição 2013/2014 da Liga dos Campeões. O Benfica tem de estar apreensivo neste sorteio. O clube terá que se mentalizar que as únicas perdas de pontos permitidas serão frente ao Barcelona. Na Rússia e na Escócia há a obrigação de resultados positivos neste grupo tão cínico para a equipa da capital.

  O Barcelona é sem qualquer tipo de dúvidas o destaque neste grupo. Como novo treinador será curioso verificar até que ponto Tito Vilanova manteve a filosofia culé ou então poderá ver-se isto pelo ponto de ser a própria filosofia a treinar o Barcelona, e não o treinador. O clube tem a mentalidade vitoriosa instalada, sobretudo pelo desenvolvimento dessa mesma por Pep Guardiola. Neste século foi o clube dominante no que toca a Liga dos Campeões e será o adversário mais forte para as águias. Há que ver também que haverão dois clubes intrusos, à partida, neste grupo. Russos e escoceses (apesar de Emery estar a aplicar o seu estilo espanhol nos moscovitas) tentarão também um lugar de acesso aos oitavos-de-final. Desconfio que não seja recomendável visitar a Rússia com possibilidades de clima adverso e o não menos irrelevante clima caótico nas bandas de Celtic Park. Adivinham-se dificuldades para os vice-campeões nacionais, claro está.

  Por fim, mas não menos importante, o Braga de Peseiro: a equipa que deverá ter mais dificuldades em qualificar-se. Sendo que o absoluto favoritismo será do Manchester United, faz-se a pergunta:

  Braga ou Galatasaray? (isto sem excluir os romenos do Cluj que contam com alguns portugueses, fazendo-se destacar Mário Felgueiras) São as duas equipas que mais possibilidade têm de passar aos oitavos-de-final da liga milionária, cada qual com as suas armas. Felipe Melo como o membro agressivo e fulcral na primeira linha de construção média dos turcos e Sougou como o artilheiro que tem pegado destaque nesta equipa.



Uma edição interessantíssima da Liga dos Campeões a acompanhar religiosamente nos próximos meses. Curioso ver que o regresso da Juventus à competição será marcado por um par de encontros frente ao campeão europeu, numa mesma fase de grupos onde, por exemplo, o Bayern de Munique irá medir forças com o Valência de Ricardo Costa e João Pereira. Para os amantes de bom futebol vem aí a competição mais paradisíaca da história do futebol de clubes. Para desfrutar, sobretudo.

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: