Avançar para o conteúdo principal

A sorte procura-se


  É este homem que deixa saudades no Ajax. Em 2009/2010 fez mais golos do que jogos disputados, uma marca sempre temerária no panorama do futebol mundial. Transferiu-se para o Liverpool em Janeiro de 2011 e apesar de algum sucesso tem tido azar tal como o resto da equipa. E se há, em toda a Europa, uma equipa que se pode queixar de puro e duro azar essa equipa é o Liverpool. Puro porque é visível em todos os jogos sem grande exceção. E também duro porque é devastador. Seja para king Kenny, para o emblemático Gerrard ou igualmente para os adeptos dos Reds que, sem fazerem algo que não isso, contribuem para as constantes casas cheias no mítico estádio de Anfield. A ganhar ou a perder, a convencer com as exibições ou não. De resto este também é o lema  dos seguidores dos clubes ingleses: dedicação e fanatismo para com o clube. Disso ninguém da estrutura do clube de Merseyside se pode queixar. A fazer algo aos adeptos agradeçam aos Kop. Sempre fiéis, tal como deve ser.

  Mas os dados fundamentais na temática do azar estão lançados. E são, no mínimo, desanimadores. Uma bola ao poste no jogo frente ao Norwich (mais uma) elevou para 31 o total do Liverpool nesta época. E de referir que esse registo é apenas da Premier League. Assustador. Pontaria a mais, sempre. Uma época agridoce e ingrata que pode ser salva pela possível conquista da competição de clubes mais antiga do mundo. Falo obviamente da FA Cup. E nesta época a final vai opor duas equipas que estão a, generalizadamente, desiludir na principal competição doméstica que se disputa em terrenos de nossa alteza. Chelsea e Liverpool pelo orgulho pessoal e da sua cidade. Duelo pessoal para Meireles e Torres, onde as atenções também estarão viradas por Carroll que marcou o golo decisivo para o Liverpool marcar presença nesta final. Depois dos rivais terem ambos vencido os seus respetivos dérbis da cidade (Everton - Liverpool e Chelsea - Tottenham) passaram, com distinção e classe, à final de Wembley. Carroll decidiu com um golo de cabeça, onde estava de costas para a baliza. Curioso e raro. O costume: são esperados praticamente uma centena de milhar de espectadores nas bancadas do estádio mais caro do mundo para construir. Fala-se de 1,4 biliões de euros. Um balúrdio. Juntando a isso contam-se mais uns milhões a ver no sofá, nas praças públicas e num dos símbolos ingleses, os pubs.

  Há um jogador que tem sido particularmente afetado pelas radiações que giram em torno de Anfield. Aquele que no Ajax era a figura de maior relevo da Eredivise. Um goleador nato com toque de dançarino de samba. Aquele jogador que dá gosto ver, que parece divertir-se em campo. Luis Alberto Suárez Díaz. E sem ele tem havido um Liverpool diferente. Isso viu-se aquando da sua suspensão por 8 jogos por alegados insultos racistas a Evra. Viu-se uma equipa sem tanta criatividade ofensiva. Estranho se a situação fosse diferente, dada a importância do mesmo na equipa. E a mesma regra de dependência se aplica a good ol'Stevie. Uma lenda no Liverpool. Dedicado esforçado e campeão. Um exemplo e uma referência quando se pensa no clube que com Gerrard deu a volta a uma das finais europeias mais emotivas de sempre. O Milan, com Maldini e Shevchenko, ainda deve estar a pensar como perdeu esse troféu que mais tarde nessa noite seria levantado por Gerrard. Três golos em seis minutos levaram o Liverpool ao empate. Soava o intervalo e os italianos iam vencendo por 0-3. O Liverpool teve sorte nesse jogo. Mas algo mais do que isso também. Uma força e coesão que é rara numa equipa de futebol. Um verdadeiro hino ao futebol. Mas isso já é entrar num campo que, mesmo para o futebol, é lírico. Muito se pode dizer dos 45 minutos mais importantes da carreira de Benítez. Mas isso serviu para, à semelhança do que aconteceu com a Carling Cup e pode acontecer com a FA Cup, compensar a má época que o Liverpool fez internamente. Terminou em 5º lugar numa edição da Premier League que foi dominada pelo Chelsea de Mourinho, com André Villas-Boas e Rui Faria no banco. Mas deixem-me voltar ao tema Suárez.

  Fez um fantástico hat-trick na última jornada do campeonato. Feito no campo do Norwich. O seu primeiro nesta equipa. Melhor só se fosse em Anfield. O terceiro e último golo fez lembrar o chapéu do meio-campo marcado por Beckham nos seus tempos de menino do United. Um dos momentos mais marcantes dum dos vencedores da Copa América do passado ano. E de resto seria um dos protagonistas dessas mesma conquista. Encarnou aquele ainda mais temido jogador que era no Ajax de Amesterdão. E por falar no clube holandês digo que está a um ponto de se tornar campeão da Eredivise. Um possível acordar dum histórico holandês.

  A pergunta que se faz nesta altura: o que falta a este Liverpool? E tento responder: sorte e eficácia defensiva. Aspetos a trabalhar na próxima época, com ou sem Dalglish.

Comentários

  1. Todos os jogos em Inglaterra tem casa cheia seja os dois últimos ou os dois primeiros, por isso é que é a melhor liga do mundo. O Liverpool tem mesmo um grande recorde de bolas no ferro, o maior que vi, não há maneiras nem argumentos que possam explicar tal coisa. No meio daquele plantel fantástico o que tenho mais pena é o Gerrard para mim um dos melhores médios de sempre, a qualidade de remate dele é inigualável, soberba. Também, com certeza é, o jogador que está a sofrer mais com aquilo tudo, capitão e serve o clube desde os 8 anos. O Liverpool é dos melhor clubes a jogar ele e o Arsenal, mas não têm tido sorte nos últimos anos. Suárez, o meu querido e adorado Suárez, um dos meus avançados favoritos, não acho que ele esteja a ter a prestação que estava a ter na Erdivisie, mas sejamos realistas, a liga é muito mais difícil. Mas mesmo assim acho que ele podia estar a fazer mais e melhor, já teve mais que tempo para se adaptar, 1 ano e meio se não estou em erro. Azar acho que é isso que ele tem porque qualidade não lhe falta, seja para que clube/liga for.
    Bem que o Liverpool podia mudar a sua frase de "You'll Never Walk Alone" para "Karma is a bitch".

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: