Avançar para o conteúdo principal

Adversidades criadas por Paixão


  Como adepto de futebol justo, este jogo foi para riscar do pensamento. Mas houve algo que me ficou entalado: como é que a comissão de arbitragem deixa o senhor Bruno Paixão ser um dos árbitros de destaque do nosso futebol? Já não se trata de profissionalização dos atuais árbitros portugueses, das suas respetivas insígnias da UEFA e FIFA, mas sim de competência e respeito para com as instituições centenárias com que lidam quase semanalmente. O Sporting tem tido razões para se queixar da arbitragem, e o segundo capítulo dum insólito pode estar bem próximo. Um árbitro conhecido nas andanças de primeiro escalão pode vir a suspenso se o mesmo se recusar a arbitrar um jogo do Sporting para o campeonato, tal como aconteceu a João Ferreira (3 jogos) na primeira volta, quando foi o desconhecido da AF de Aveiro a arbitrar o jogo em que o Sporting empatou no campo do Beira-Mar. De resto foi o protagonista do jogo, sem casos que se pudessem verificar no fim da partida. O mesmo afirmou Nuno Coelho, jogador do Benfica emprestado ao Beira-Mar durante esta época desportiva. Sendo a primeira experiência desse tipo um sucesso, a hesitação por parte dos 25 árbitros principais da comissão de arbitragem não deve ser tanta.

  Ontem quem perdeu foi o Sporting e a justiça, diga-se. O Gil Vicente (além disso, com mérito pelo bom jogo que fez) foi beneficiado na partida, com uma adversidade na equipa do Sporting, que se transformaria num dia negro para todos os associados do clube. Graças a Bruno Paixão, claro. As marcas de Manchester ainda estavam presentes: jogaram num dos estádios mais difíceis da Europa na quinta-feira, num ritmo intensíssimo. De louvar é a persistência e a atitude lutadora desta equipa de Sá Pinto, que de resto começa a herdar a personalidade do antigo jogador do clube que agora é treinador. Dando um ligeiro flashback viu-se que jogar com o Gil Vicente em Barcelos pode ser frustrante. Olhando para os lugares cimeiros na classificação (pódio) apenas se salvou o Braga, que com Lima a brilhar conquistou uma vitória dificílima neste que se está a mostrar um dos campos mais difíceis para os grandes. O Benfica empatou lá na primeira jornada e o Porto saiu derrotado por 3-1, são tudo notas que valorizam este Gil Vicente.

  Barcelenses que contaram com o fator surpresa numa fase precoce do jogo. Com algum espaço livre Rodrigo Galo fez o primeiro do jogo, num remate fortíssimo a meio da rua. Isto numa altura onde o Sporting tinha começado a sentir algumas dificuldades, mérito do Gil. Brasileiro este que na próxima época deverá fazer parte do plantel principal do Braga, visto estar emprestado pelo clube de Leonardo Jardim. Mais uma adversidade para o Sporting, está claro. Como se já não fosse difícil obter um resultado positivo em Barcelos, devia pensar Sá Pinto. Que de resto teve uma postura exemplar perante tudo isto: motivador durante o jogo, exemplar a afastar os jogadores do campo para evitar conflitos com Bruno Paixão e coerente na conferência de imprensa, não acusando e culpando Bruno Paixão pelo desfecho. Postura de se lhe tirar o chapéu.

  Se me permitirem, gostava de classificar a primeira grande penalidade como fantochada. A decisão não é contestada por Schaars tocar a bola com o braço, mas sim por não ser dentro da grande área. Neste lance a culpa é tanto de Bruno Paixão como do assistente, que estava em linha com tudo isto. Grande penalidade assinalada e defendida por Rui Patrício para manter um bocado de justiça naquilo que começa a ser um jogo estragado pela arbitragem. Segundos depois da primeira grande penalidade surgiu a segunda, por mão de João Pereira (esta indiscutível). Mas pela ordem de acontecimentos, uma grande penalidade não existiria sem a outra. A verdade é que Cláudio concretizou à segunda tentativa, fazendo o seu oitavo golo no campeonato (o que é surpreendente sendo ele um defesa central). Diga-se que Schaars foi bem expulso, dada a mão na bola e uma entrada nada calculista na segunda parte. Mas o Sporting nunca deixou de acreditar, isso é um dado que pode servir de consolo, se se pode chamar assim.

  O futebol é um jogo simples e atrativo, estragado por um homem de apito neste caso. Não houve qualquer intenção de Bruno Paixão a prejudicar o Sporting (ou assim o aparenta), é apenas incompetência. É preciso chamar novamente Fernando Martins para dar uma lição de arbitragem? Críticas ao árbitro de Setúbal com razão. Fazia bem o Sporting em requisitar novamente os serviços do imparcial aveirense.

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: