Avançar para o conteúdo principal

Referências 'portuguesas' - Pablo Aimar


  Depois de pensar um pouco sobre possíveis artigos que dessem maior diversidade ao blog fiquei convencido com esta ideia. Basicamente irei falar de jogadores estrangeiros que se estão a tornar ou neste momento se fixaram como referências do nosso futebol. E a lista é bastante grande, apesar de não estar totalmente satisfeito com o facto de haverem mais estrangeiros do que portugueses no nosso campeonato. 

Em Setembro do ano passado o programa MaisFutebol lançou os dados. Mesmo com algumas mexidas no mercado de janeiro a estatística não deve ter sido muito abalada, e se por acaso foi, deverá aumentar ainda mais o número de estrangeiros no nosso campeonato. O facto é que tem sido uma realidade no nosso campeonato e é impossível negá-lo, há que aceitá-lo e procurar ver o lado positivo da situação. Algo que veio por bem foram os jogadores de tremenda qualidade, sobretudo sul-americanos. Têm sido os senhores do futebol português, nomeadamente brasileiros e argentinos, vou falar de um neste artigo, Pablo Aimar.

Chegou ao Benfica em 2008, causando uma grande euforia. Jogador internacional pela argentina e com reconhecimento internacional rumava assim ao Benfica. Claro que ia jogando com algumas deficiências físicas, mas sempre que alinhava era uma grande mais valia. Apenas esta época tem jogado jogos completos, mostrando desta maneira uma melhor na sua condição física, apesar de já estar na casa dos trinta anos. A verdade é que tem atingido o seu auge no Benfica, ultimamente. É talvez o jogador com mais classe no Benfica, quer dizer, isso é sem dúvida alguma, a questão era da Liga. Chegou do Saragoça e desde sempre mostrou grande carinho perante os adeptos do Benfica, que retribuam essa simpatia com o jogador. Diz-se que sem Aimar o Benfica é outro, e dadas as diferenças, com razão.


  Aimar joga de uma forma maravilhosa para qualquer adepto daquilo que é o futebol simples, mas muito bem jogado. É bastante completo no que toca às suas funções. Graças a uma melhor condição física natural que foi adquirindo durante a época passada até ao momento está a produzir um futebol com uma tranquilidade diferente. Espalhando classe com a redondinha tem grande qualidade de passe, visão de jogo e é bastante imprevisível, com passes ou pormenores de deixar qualquer um boquiaberto.

  Numa vertente tática pode-se dizer que a posição de Aimar é a de número 10. Médio ofensivo, se assim preferirem. Joga nas costas dos pontas de lança, servindo-os com categoria. Com velocidade e jeito tem sido fundamental na construção e finalização de jogadas deste Benfica. Tem combinado muito bem com Witsel, que no Benfica rende mais como médio área-a-área, apesar de Jorge Jesus tê-lo colocado como extremo direito quando haviam soluções mais naturais.

  A renovação de contrato deste jogador era um objetivo para a época futebolística do Benfica, para mais com as últimas grandes exibições. Renovou até 2013 à uns dias, satisfazendo toda a estrutura e massa associativa do Benfica. Pode-se dizer que é uma verdadeira referência do futebol português.

Comentários

  1. belo artigo.
    na verdade aimar tem vindo a subir bastante de rendimento desde a 1ª época de águia ao peito.
    a cada jogo que passa a classe aumenta. humilde, e muito boa pessoa.
    «como o Eusébio e o Rui Costa, outro 10 imortal»

    outra das frases já famosas é aquela:
    «EU VI O AIMAR A JOGAR NO BENFICA»

    para mim é uma honra vê-lo jogar, admiro-o muito. a classe, os pormenores deliciosos, a forma como trata a bola é linda.
    ele e o Lucho para mim são os jogadores com mais classe que vi jogar em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que neste momento se possa comparar com outras glórias do Benfica por tudo aquilo que já fez e que deverá fazer com a camisola dos encarnados.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: