Avançar para o conteúdo principal

Pérola espanhola


  Jogo decisivo entre Schalke e Bayern de Munique nesta jornada. Um golpe em falso pode mudar completamente as aspirações de ambas as formações na presente temporada, onde a Bundesliga está ao rubro. Depois das chicotadas psicológicas que o Bayern tem dado a rivais em diferentes competições, isto é, contratar Shaqiri ao adversário da Liga dos Campeões e o central Dante ao Borussia Monchengladbach a equipa pode agora deslizar um pouco pela Bundesliga, tendo nos últimos dois resultados um empate em Friburgo e uma derrota inesperada, pelo menos, na Suíça, no St. Jacob. É o tudo ou nada para bávaros nesta altura, joga-se o título durante todas as jornadas, tendo em conta a proximidade entre os quatro primeiros classificados. Estou de braços abertos para este jogo, digo-vos. 

O S04 é uma equipa pela qual tenho enorme respeito, quer individualmente (Raul, Jurado, Huntelaar) quer coletivamente. Têm uma equipa que na época passada fez história na Liga dos Campeões enquanto vivia dias menos bons na Budesliga, tal factor histórico serviu-lhes de raiz motivacional para eles, conseguindo ainda a Liga Europa (devido à taça). Não esquecendo que este Schalke ainda é candidato ao título, estando com 44 pontos. Neste momento a competitividade na Budesliga é maior do que em qualquer campeonato europeu, com quatro equipas (uma delas a sensação) a lutarem pelo título. Jogo que poderá e irá (em caso de alguma equipa vencer) retirar alguém da corrida pelo título, dadas as circunstâncias. Sendo o jogo na Allianz Arena o favoritismo deve pesar um pouco no Bayern, mas deverá ser um jogo imprevisível. Como simples apologista de bom futebol, espero ter um grande jogo que marque ainda mais esta efusiva corrida pelo título.

  Neste artigo irei falar mais sobre a equipa do Schalke, e aquilo que têm vindo a desenvolver nesta época. Com Huub Stevens o seu jogo tem melhorado significativamente nas competições internas, fazendo esquecer a época passada que foi salva internamente por uma qualificação à Liga Europa devido à vitória na DFB-Pokal. Claro que com homens como Raul e Klaas-Jan Huntelaar tudo fica mais fácil, para a equipa que hoje passou à próxima fase da Liga Europa, eliminando os checos do Plzen, repescados da Liga dos Campeões na sua primeira presença na competição, marcada pelos jogos com Barcelona e Milan. Voltando ao Schalke, têm o melhor ataque da competição, com 50 golos. Há que ter em conta a dupla de ataque que já referi, porque têm mais de 50% dos golos marcados pela sua equipa, 29 para ser mais exato (11 para Raul e os outros 18 para o holandês). 


  Apesar de poder variar à medida que jogo vai decorrendo, a equipa normalmente alinha com um 4x2x3x1, com Raul a ter funções distintas das que podia ter o Real Madrid e mesmo na primeira época na Alemanha. Está, e muito bem, a cumprir as funções de 10, criativo no ataque e como sempre exímio a finalizar. Ignorando o facto de ter 34 anos, idade que já exige uma certa gestão de esforço específica, é o segundo jogador com mais minutos deste Schalke, na Bundesliga. À frente só mesmo Christian Fuchs, defesa austríaco que tem adoptado uma posição diferente da sua de raiz, que é de defesa-esquerdo. Apesar de na constituição dos jogos essa posição ser sua, um movimento curioso tem aparecido nos jogos, na minha visão tática. As trocas com Matip (este indiscutivelmente um trinco, jogador com características defensivas) têm sido frequentes, devido à necessidade de maior balanceamento nessa área importantíssima do terreno. Como médio centro a equipa tem ainda por vezes Matip como trinco e um super Howedes a fechar na direita, com a necessidade de apoio defensivo do mesmo Matip, em caso de ataque contrário. Basicamente esta é uma das armas mais valiosas do Schalke em qualquer dos setores que atue, devido à sua boa capacidade de passe. 
 
  Já o ataque é constituído por (tendo a ideia no onze base) Raul como médio ofensivo (em transições rápidas vindas das alas ou mesmo médios mais recuados é o ponta de lança perfeito), Huntelaar como ponta de lança fixo, e dois homens nas alas. Nestas posições o Schalke dispõe de Draxler (muita atenção a este jovem alemão de 18 anos, mais uma promessa do futebol do país), Farfán (este dispensa apresentações) e o nigeriano Obasi. Fico-me por aqui porque existem mais opções, mas estas são as mais utilizadas pelo treinador holandês. Uma formação com média de idades de 24,73 tem um excelente equilíbrio entre jovens promessas (como Draxler que referi à pouco) e jogadores com experiência em clubes de topo, como Raul e o defesa central Metzelder, ambos com passagens no Real Madrid.

  Estranho seria não serem candidatos ao título alemão. Modelo de jogo sem grandes complicações que está a render excelentes resultados à equipa que na última jornada do campeonato goleou o Wolfsburgo (que está a fazer uma boa prestação nesta época, depois de evitar a descida nas últimas jornadas da temporada passada). Grande trabalho de Huub para esta temporada, levando o clube a um patamar superior ao da época passada, no campeonato. Apesar da eliminação na taça aos pés do surpreendente Monchengladbach, a equipa de Gelsenkirchen ainda tem 2 frentes com possibilidade de conquistar. Para continuarem válidos numa dessas frentes precisam de um resultado satisfatória na deslocação a Munique, neste fim de semana.

Comentários

  1. Estou curioso por ver como ficará o Schalke posicionado esta época, depois da qualidade demonstrada na Liga dos Campeões do ano passado penso que provaram a muitos que a Bundesliga da época passada foi apenas um ''acidente'', ainda podem ser campeões, é difícil, mas podem.
    Para isso tem primeiro que lançar o Bayern de Munique para quarto lugar, veremos o que acontece.

    Continua Luís.

    ResponderEliminar
  2. O jogo acabou neste preciso momento, Adolfo. Terminou 2-0, vitória expressiva do Bayern com golos de Ribéry. Vitória justíssima, o Schalke surpreendeu pela negativa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: