Avançar para o conteúdo principal

Notas soltas


  Semana de futebol com muito para dar que se irá prolongar até amanhã com vários jogos dos dezasseis-avos de final da Liga Europa. Depois disso começa um novo capítulo na história do mês com jogos para os campeonatos domésticos. Houve praticamente tudo nos últimos dias, para quem aprecia bom futebol. Futebol jogado a um grande nível, reviravoltas (e consequentemente emoção) e até uma goleada em Manchester. Essa goleada ditou (infelizmente para mim, como português) o afastamento do Futebol Clube do Porto nas competições europeias, nesta época. Falaremos disso mais à frente.

  Não faria sentido falar das competições europeias sem primeiro refletir naquilo que foi a jornada da Liga Zon Sagres, focando-me apenas naquilo que foi o panorama nacional neste fim-de-semana, que se 'prolongou' para segunda-feira, tendo o Benfica ido a Guimarães no último jogo da jornada que passou. Curiosamente esse jogo ditou um novo capítulo na presente edição do nosso campeonato, sendo a derrota do Benfica um relançamento da prova. O clube de Jorge Jesus fez uma das piores exibições da época num campo que é particularmente difícil para os encarnados. Um Benfica nervoso que, na véspera do dia de Carnaval, tombou no Norte do país. Melhor sorte para Porto e Braga, que mantiveram sem surpresas os seus lugares no pódio. O Porto venceu, com uma boa exibição (regra geral, porque houveram momentos em que a abordagem de Vítor Pereira não foi a melhor) no Bonfim. Destaque para Janko que com 3 golos em 3 jogos igualou o recorde de Mário Jardel. Falta falar do Sporting, pois...não há muito a dizer. Mais uma exibição medíocre do Sporting que venceu graças a um auto-golo de um defesa do Paços de Ferreira. Verdade que os leões se podem queixar da arbitragem, mas fica registada mais uma exibição aquém das expectativas no primeiro jogo de Sá Pinto como treinador da equipa principal do Sporting, em Alvalade. O Braga foi, a meu ver, a melhor equipa desta jornada da Liga Zon Sagres. Com Lima e Hugo Viana do outro lado não há equipa que escape. O português esteve nos três golos, enquanto Lima finalizou o trio de jogadas. Vitória que vai para o livro dos recordes, tendo Leonardo Jardim estabelecido um novo recorde de vitórias consecutivas na equipa bracarense (para o campeonato nacional), o registo já vai em 8.

  Falemos agora das competições europeias. Surpreendentes foram os resultados desta noite na Liga dos Campeões, pelo menos o resultado que se registou na Suíça. O Bayern de Munique foi perder ao terreno do Basileia num jogo (pelo que vi, cerca de meia hora) onde a pressão e adiantamento das linhas foi fulcral para os forcings da equipa da casa. Vitória que acaba por ser merecida pela campanha que a equipa fez, porém ainda têm de sobreviver ao jogo na Alemanha. No jogo que decorreu à mesma hora o Inter continuou a ser humilhado. Mais uma derrota, desta vez frente ao Marselha em França. A equipa de Didier Deschamps marcou o seu golo por Ayew nos últimos instantes da partida, assegurando assim uma vantagem agradável para o jogo em San Siro. Recuámos agora um dia para falarmos dos jogos de Real Madrid e Chelsea. Acabou ser um problema o relvado sintético do Luzhiki. O factor psicológico pode também ter afetado o Real Madrid de Mourinho, mas a verdade é que a equipa não foi tão produtiva como noutros dias. Os russos empataram a partida nos descontos.


  Villas-Boas por um fio

  Embora encobrir cada vez mais essa possibilidade, o emprego do treinador do Chelsea está em risco. Ontem os londrinos foram ao San Paolo perder com o Nápoles por uns expressivos 3x1, num jogo onde os italianos foram melhores. A carga ofensiva dos napolitanos foi demasiada. Sem John Terry (devido a uma lesão no joelho pode lesionar-se durante 2 meses) o Chelsea, logo à partida, ficava privado de um dos seus jogadores chave na defesa. Para mais teve Bosingwa lesionado na primeira metade do primeiro tempo, o que dificultou também a tarefa do português ex-Porto, que era a vitória. O poderio ofensivo do trio representado na imagem foi transcendente. Mais uma vez o Nápoles demonstrou ser um caso sério no que toca ao futebol europeu, e mais importante, assegurou uma vantagem preciosa para o jogo em Stanford Bridge. Basicamente foi um jogo onde Cech, Mata e mais 9 defrontaram uma equipa muito sólida na sua totalidade, quer individualmente quer coletivamente, onde Walter Mazzarri (não esteve presente no jogo, por castigo) montou uma estratégia capaz de anular o Chelsea. Mas nesta época, a própria equipa londrina tem-se 'anulado' a si própria, já que existem jogadores que não apoiam André Villas-Boas.

  Passemos à Liga Europa onde o Porto foi goleado às mãos do Manchester City. Não pude acompanhar o jogo com alguma desilusão, mas pelo resumo viu-se que a estratégia dos azuis da casa foi uma só: contra-ataque. Deixava o Porto jogar para adoptar depois um estilo de jogo uniforme, estilo esse muito rápido e letal nesta partida. O Porto podia ter lutado pela eliminatória, mas a equipa de Vítor Pereira desanimou e desorientou-se depois de sofrer o segundo golo, com Pinto da Costa a ver na tribuna VIP, acompanhado por André-Villas Boas. A única exibição portista digna de registo nesta partida foi a de João Moutinho, a roçar a perfeição, como sempre. Caso vença o Légia amanhã, o Sporting irá defrontar o Manchester City na próxima fase desta competição.

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: