| 0 comentários ]


Clássico que pode ser decisivo nas épocas dos clubes intervenientes neste jogo em Alvalade, por volta das 20h15 na hora de Portugal continental. O último confronto entre estes dois emblemas, em abril do ano passado, ditou uma vitória do Porto que acabaria depois por ser contestada devido à sua arbitragem. A verdade é que nenhum dos clubes está a morar no seu passado. O Sporting reforçou-se muito para a nova época enquanto o Porto deixou escapar André Villas-Boas e Falcao para o Chelsea e Atlético de Madrid, respetivamente. As equipas mudaram e de que forma na nova época, sendo o Sporting uma equipa que está consistentemente a praticar um futebol agradável, enquanto o Porto tem tido alguns problemas em fluir o seu, apesar de nos últimos jogos as melhorias terem sido significativas.

Em teoria quem parte com vantagem é o Futebol Clube do Porto, embora nestes jogos a classificação de pouco servir. Jogos entre os três grandes em Portugal são vividos de uma forma intensa e com prognósticos reservados, para muitos apenas no fim do jogo. Vale a imprevisibilidade dos resultados, já que nos últimos anos a fasquia dos clássicos em Portugal tem sido bastante elevada, com resultados gordos, qualidade de jogo digna dos melhores campeonatos europeus e emoções mistas por parte dos adeptos desses clubes.

Um clássico significa emoção em Portugal, na época passada as duas entidades que viviam mais o jogo na equipa nortenha saíram do clube, o treinador e o ponta de lança goleador, Falcao. Sobretudo este primeiro era um motivador dentro da equipa, alguém que encorajava os jogadores e vibrava com os jogos de uma maneira pouco comum, não contendo as suas emoções, fossem elas boas ou más, junto do banco de suplentes. Muitas alegrias teve o treinador como também o seu adjunto na época passada e atual treinador principal da equipa, Vítor Pereira. Pinto da Costa jogou pelo seguro promovendo-o depois da saída do jovem treinador que está no Chelsea. Por outro lado os termos alegria e emoção não foram vistos em Alvalade, dado o mau momento que o clube viveu na época passada. Conta com um novo treinador depois das saídas aguardadas de José Couceiro e Paulo Sérgio do Sporting, que está a fazer uma excelente época no Hearts tal como Couceiro fez no Lokomotiv de Moscovo.

Isto para dizer que não se sabe o que esperar deste jogo que pode fazer com que o Sporting se aproxime do Porto e da liderança do campeonato, imaginando um deslize de um dos líderes do campeonato na Marinha Grande neste fim de semana. O que se pode esperar é um excelente jogo de futebol com as duas equipas na máxima força, com táticas iguais às que costumam usar. Não existem lesões que obriguem a uma mudança drástica no futebol de qualquer equipa interveniente. No Sporting já existem reforços, entre eles há Renato Neto que pode ser a grande surpresa na titularidade. James continua em dúvida e apenas na véspera do jogo se saberá se realmente jogará ou não.

Para finalizar esta antevisão, há que falar de Moutinho. Saiu do Sporting em busca de títulos na época passada, sendo uma das transferência mais sonantes e surpreendentes da história do futebol português. Será assobiado ou aplaudido em Alvalade?

0 comentários

Postar um comentário