Avançar para o conteúdo principal

Conversas da bola #1 - José Manuel


Novo artigo semanal, desta feita um debate. Nesta primeira troca de palavras um açoriano, tal como eu. José Manuel, para alguns conhecido por samurai. Espero que gostem, claro.


Luís Barreira: É notória a evolução do futebol português nos últimos anos, sobretudo com um Braga a intrometer-se nas contas do título. Tens seguido regularmente os jogos de equipas que não os três grandes? Se sim, que conclusões tens retirado desses jogos? Falo sobretudo de Marítimo, Académica e doutras equipas que a poucos e poucos vão mostrando o seu valor competitivo e qualidade técnica acrescida.


José Manuel: Não acompanho, pelo menos não regularmente. Mas pelo que vejo subretudo do poder do Braga é que o nosso futebol têm tudo para ser dos melhores a nível técnico e tático. Nisto, ressalto a importância que o treinador português vêm tendo, e temos casos flagrantes de um Villas-Boas que fez uma boa época de estreia na Académica e agora o Pedro Emanuel, também na Briosa.


Luís Barreira: Num dos primeiros artigos do blog falei de uma nova geração de treinadores portugueses nos últimos 2/3 anos. Consideras Villas-Boas como o seu impulsionador?


José Manuel: Sim, em parte o Villas Boas está a ser o espoente máximo da nova geração. Porém, temos casos de Leonardo Jardim, ou de Domingos Paciência, e até o próprio seleccionador nacional Paulo Bento. Acho que é uma geração com futuro que segue as pisadas de Mourinho, já que este é em todo o caso o esplendor máximo dos treinadores portugueses.

Luís Barreira: Exato, isto para dizer que o futebol português tem tido uma grande evolução não só no nível e rigor técnico das equipas, mas também tem apostado mais um pouco na formação e em treinadores competentes. E internacionalmente, qual é a Liga que acompanhas com mais regularidade?

José Manuel: Espanhola e um bocado da inglesa.


Luís Barreira: Para ti quais são as diferenças mais relevantes em relação aos nossos campeonatos?

José Manuel: A espanhola contém mais lucro e principalmente contém aquelas duas equipas, que todos querem ver: Barcelona e Real Madrid. Por excelência, temos nós três grandes capacidade para ganhar ás outras equipas, como se viu no Porto-Villareal da época passada em que o clube português ganhou ao 3º classificado.
Quando ao inglês, sobressai a qualidade dos jogadores, estrangeiros porque podemos nos bater com eles como se viu com o Benfica a levar a melhor com o United em Old Trafford. Acho que a eles somos superiores a eles a nivel tático.

Luís Barreira: Claramente os três grandes estão num patamar que muitas vezes é subvalorizado pelos próprios portugueses porque são de cá. Não concordo com essa mentalidade de não estarem ao nível de colossos europeus, já demonstraram que sim.

Atualmente existe algum treinador e/ou jogador que idolatres?

José Manuel: Cristiano Ronaldo. E como treinador Mourinho e Guardiola.

Luís Barreira: Tanto eu como tu somos adeptos açorianos, estamos lá para o Santa Clara para o que der e vier. Dia 28 de Dezembro às 17h açorianas vais ao Estádio de S. Miguel?

José Manuel: Depende do meu pai. Mas se ele puder claro que vou.

Luís Barreira: É tudo, obrigado!

Comentários

Popular Posts

Dia perfeito em Moscovo

     Era considerável a expectativa sobre a prestação da Rússia no arranque do Mundial 2018, em solo caseiro. A notória falta de identidade, uma percentagem vitoriosa de apenas 25% com Stanislav Cherchesov e fases finais de grandes competições tipicamente fracas colocava muitos pontos de interrogação sobre a anfitriã que, pelo menos durante os próximos dias, acaba por apaziguar a crítica. De notar que a Arábia Saudita pouco se opôs, parecendo até contrariados em campo, mas os momentos de brilhantismo russo  foram absolutamente fundamentais para levar uma expectativa alta para os próximos dias de Mundial.      Como é típico no arranque de qualquer competição de renome, os nervos e o respeito mútuo fazem com que os encontros inaugurais acabem por ser atípicos no ponto de vista do entusiasmo e dos grandes momentos, com equipas fechadas que procuram, sobretudo, estudar-se e prevenir erros fatais. E embora pudesse ser o caso na tarde de hoje, a (pouca) resistência que a Arábia Sau

Da Rússia, com amor

     A expectativa e a ansiedade terminam. O estômago às voltas transforma-se em alegria ou desespero. A bola finalmente rola. Arranca hoje o FIFA World Cup 2018 na Rússia, com trinta e duas seleções a lutar pelos 6 quilogramas de ouro e o título de melhor do mundo. Com os habituais candidatos e as sempre entusiasmantes surpresas a Alemanha defende o título numa competição onde, como há muito já não acontecia, é extremamente complicado prever um vencedor . Entre 64 jogos e mais de um mês, a imprevisibilidade é maior do que nunca.      Rússia e Arábia Saudita abrem as hostilidades num grupo também imprevisível, onde o impacto de Mohammed Salah pode ser um fator absolutamente determinante. A Crónica Futebolística segue agora com alguns dos pontos mais dignos de reflexão e análise , tendo em vista o Mundial 2018 . Fique atento  à página do facebook  para mais artigos de natureza semelhante durante os próximos dias. FATOR CASA      Não é certamente surpresa se lhe dis

Entrevista a Issey Nakajima-Farran

  Issey Nakajima-Farran is a 30 year old soccer player, artist and citizen of the world. He has played in 4 continents in his 12 professional years, After he parted ways with Impact Montreal, he's focusing in his art and shared with Crónica Futebolística his amazing life story. I would like to personally thank Issey for his sympathy and avaliability.      Before reading this interview, you can follow Issey in his social media: Instagram Twitter http://isseyart.com/  - He's avaliable to sign a message for who's interested in his prints.   Issey Nakajima-Farran é um futebolista, artista e cidadão do mundo de 30 anos. Já jogou em 4 continentes durante os seus 12 anos como profissional. Após rescindir com o Impact Monteal, foca-se agora na sua arte e partilhou com a Crónica Futebolística a sua magnífica história de vida. Gostaria de agradecer ao Issey pela simpatia e disponibilidade.   Antes de ler a entrevista, pode seguir Issey nas redes sociais: